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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Identidade sexual...o que é, e o que não é!

Depois de a lei que possibilita o casamento homossexual ter sido promulgada ontem pelo Presidente da República, penso ser importante esclarecer o que é a identidade sexual... para tal sugiro um trecho de um artigo científico acerca desta temática. Muito preconceito emerge da ignorância, outro do medo e fragilidade interior...neste espaço, apenas podemos trabalhar o primeiro factor. Estou disponível para quaisquer dúvidas e/ou comentários.

O desenvolvimento da identidade sexual pode ser encarado em três dimensões: a identidade de género, os papéis sexuais e a orientação sexual. A identidade de género – o primeiro componente da identidade sexual – desenvolve-se entre o nascimento e os três anos de idade, e Green define-a como “a convicção básica do indivíduo acerca do seu sexo biológico” (Green, 1974; cit in Shively & De Cecco, 1993: 81). Nem sempre é congruente com o sexo biológico visível, pois ocasionalmente alguns rapazes têm a convicção de serem raparigas e vice-versa. Sabemos que, enquanto na identidade de género há um processo de auto-identificação, na identidade biológica há uma identificação pelos próprios indivíduos e pelos outros (Shively & De Cecco, 1993).

Na formação da identidade sexual, o segundo componente a desenvolver-se são os papéis sociais e sexuais, ou seja, as características culturalmente associadas com ser homem ou mulher – que através dos estereótipos são percepcionados como as características masculinas ou femininas. Os papéis sociais estão muito associados à aparência, aos comportamentos, a aspectos de personalidade e ao que é esperado que uma pessoa pareça, aja ou se comporte, segundo determinadas normas culturais. Os papéis sexuais associam-se por sua vez, ao que se espera de uma “menina-menino”, evoluindo ao longo da vida, consoante as circunstâncias sociais. O desenvolvimento destes aspectos encontra as suas bases a partir dos três anos, até cerca dos sete anos de idade, no entanto, não são processos estáveis e definitivos, pois a abertura cultural à diversidade possibilita hoje muitas mais flutuações no modo como as pessoas se identificam a si mesmas e as categorias que utilizam e que metamorfizam ao longo do tempo. Assim, a identidade de género é a vivência privada do papel social e o papel social é a expressão pública da identidade de género (Money & Erhardt, 1972; Gomes & Marques, no prelo). Podemos encarar a identidade de género como um contínuo de masculinidade e feminilidade, como duas faces da mesma moeda (DeCecco et al., 1975; cit in Shively & De Cecco, 1993) ou como dois contínuos, um de presença ou ausência de masculinidade e outro paralelo de feminilidade. Fausto-Sterling (1993) considera as categorias de masculino e feminino demasiado rígidas em relação à realidade humana e às possíveis variações da vida biológica humana, como os exemplos de intersexualidade, que apresentam uma variedade impressionante de cromossomas, hormonas e características genitais masculinas e femininas. Esta autora, que tem muito apoio e reconhecimento pelos movimentos activistas, gerou alguma controvérsia no mundo científico, pois rejeita a própria existência do género. O terceiro componente da identidade sexual é a orientação sexual – a preferência por parceiros do sexo oposto, do mesmo sexo ou por ambos os sexos – que pode ser vista como tendo pelo menos dois aspectos essenciais: a preferência física sexual e a preferência afectiva. Há perspectivas bipolares da orientação sexual, de heterossexual a homossexual, ou ainda mais idiossincráticas e focadas na variabilidade da biologia à cultura, como defende Fausto-Sterling (1999). Milton Diamond, um médico que se dedicou a investigar a identidade de género, afirma que a orientação sexual engloba várias dimensões da identidade sexual, identidade de género e papéis sociais, sendo as categorias de homossexual, heterossexual ou bissexual mais adequadas como adjectivos que como nomes, pois referem-se apenas ao sexo do parceiro com que uma pessoa prefere em termos eróticos, amorosos, afectivos e também com quem deseja ter comportamentos sexuais (Diamond, 2002). Uma outra autora que se tem debruçado sobre a orientação sexual, Lisa Diamond, tem contestado o modo de estudar a sexualidade, particularmente a feminina, por se encarar a orientação sexual como a predisposição para experienciar atracção sexual por pessoas do mesmo sexo, do sexo oposto ou por ambos; enquanto a identidade sexual é encarada como um auto-conceito que o sujeito organiza à volta desta disposição – a primeira com um desenvolvimento precoce, e a segunda a desenvolver-se desde a adolescência ou início da idade adulta, variando com o contexto social, histórico e cultural (Diamond, 2000). A fluidez na identidade sexual demonstra-se na quantidade de mudanças longitudinais na identidade sexual, nas atracções e nos comportamentos, nas categorias de orientação sexual, em diferentes circunstâncias, com as atracções sexuais a demonstrarem mudanças frequentes. Ter comportamentos ou atracções homossexuais não significará necessariamente ter uma identidade homossexual, pois os comportamentos e atracções são vividos pelo próprio como relativos às relações sexuais com parceiros do mesmo sexo, enquanto a identidade se relaciona com ver-se a si mesmo como homossexual (Davies & Neal, 1996). A importância de diferenciar os comportamentos da identidade, advém da compreensão geral da população e das vivências pessoais em relação à homossexualidade: a maioria das pessoas não descreve a sua sexualidade de modo congruente com o seu comportamento e fantasias. Albuquerque afirma que para se usar o termo homossexual, a orientação sexual tem de estar presente de um modo estável e duradouro (Albuquerque, 2006).

Flutuações e diferenças de género no desenvolvimento da orientação sexual:
Perspectivas teóricas
Joana Almeida e Ana Alexandra Carvalheira
Análise Psicológica (2007), 3 (XXV): 343-350

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Porque estou aqui

Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

Este blogue também é teu

São benvindos os comentários, as perguntas, a partilha de reflexões e conhecimento, as ideias.

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Os textos das mensagens deste blogue têm várias fontes. Alguns são resultados de pesquisas em sites, blogues ou páginas de informação na Internet. Outros são artigos de opinião do autor do blogue ou de algum dos seus colaboradores. Há ainda textos que são publicados por terem sido indicados por amigos ou por leitores do blogue. Muitos dos textos que servem de base às mensagens foram traduzidos, tendo por vezes sofrido cortes. Outros textos são adaptados, e a indicação dessa adaptação fará parte do corpo da mensagem. A maioria dos textos não está escrita segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, pelo facto do autor do blogue não o conhecer de forma aprofundada.

As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.

As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.

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