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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Paris vê o corpo nu do homem

Desde sempre a arte abordou o tema do nu, mas é o feminino que mais abunda no imaginário. Paris recebe uma exposição debruçada sobre o nu masculino. Cito o artigo publicado em dezanove.pt.


A melhor exposição de sempre sobre nu masculino
Qui, 10/10/13

A fila chegava quase ao fundo já na rua de Bellachase e um grande rabo de Mercúrio de Pierre et Giles aparece à nossa frente. Esta foi uma das obras escolhidas para integrar a exposição "Masculin", patente no Musée D'Orsay e que está a marcar a capital francesa. Pinturas, esculturas e fotografias numa proposta sobre o corpo do homem na arte, desde 1800 até aos dias de hoje.

O corpo masculino aparece e de todas as formas. A exposição está dividida entre diferentes partes. Começa-se pelo ideal clássico por demais versado em quase todos os livros de arte do mundo. Aparece São Sebastião o mártir com o sua divinificação, o olhar e o peito furado pelas setas de Diocleciano. Entre as esculturas, as pessoas vão olhando as figuras dos homens com o seu corpo de harmonia perfeita.

Após esta entrada, o visitante segue para outra secção do corpo heróico da luta, das batalhas, da masculinização. E aparecem os alteres e as arenas e as marcas da guerra. Destaque-se uma foto de David LaChapele com Eminem artilhado de dinamite. Yves Saint Laurant na sua pose lânguida despojado de roupas. As roupas que ele tão bem fazia. Mas exposição é mais do nu do que o vestido ou tapado. E Nuda Veritas surge explorando as proporções perfeitas como aquelas que Leonardo Da Vinci colocou no Vitrúvio. Esta parte da exposição é especialmente interessante. O corpo dos negros surge pela primeira vez representado na fotografia coreográfica de Konrad Helbig. E as formas perfeitas em Rodin, não com o pensador, mas com a escultura com o título "Idade do Bronze", estátua polémica por terem acusado Rodin de ter usado um modelo ao vivo, coisa aliás que ele sempre recusou. E depois aparecem os modernos, os por demais conhecidos, Nan Goldin na sua poesia e Mappelthorpe com a robustez e fragilidade de corpos negros, belos, tentadores.

As duas secções sobram para o final: "Sobre a Dor" e "Objecto de Desejo". O corpo masculino nas suas múltiplas formas de posar, de ser representado, colorido, retratado, moldado.

A dor no homem foi sempre escondida, sempre relegada, mas aqui surge de forma especialmente bela. A ideia clássica de uma virilidade sacrificada chega através das obras de Wiley, Schiele e como foram bem seleccionadas estas obras de Schiele e Francis Bacon, despojado, decadente.

No fim o desejo, o corpo masculino como objecto de desejo. Homoerotismo e androginia em quadros de intimidade como o balneário ou a praia, a piscina, espaços cheios de homens e objectos pessoais dos homens. A praia e o engate, pois claro, em Giorgio de Chirico. Jean Cocteau destaca-se de forma especial. Os sarrabiscos simples mostram tudo e mostram aquilo que está normalmente vedado. Mostram texturas e sensações.

Antes da sairmos, extractos do filme "Pink Narcisus" de James Bigood com uma fotografia bem ao jeito dos anos setenta. As fantasias eróticas de uma época para a emancipação dos gays, com imagens em 8 milímetros. Um poema encarnado por um jovem prostituto que deambula em ambientes kitsch.

É a exposição do ano. Com um catálogo muito cuidado e com muita matéria para se saber mais sobre o masculino na arte. Até Janeiro a não perder, caso Paris esteja na rota de viagens.

André Soares

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Porque estou aqui

Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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