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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A hierarquia quer meter-se na cama das pessoas: as pessoas vivem como podem “e não como quer o padre”

3 (de 6)
A 11 de Julho de 2010, a partir de uma reportagem de Emilio Ruchansky no jornal Página/12, traduzida por Cepat:

‘Não me tornei padre para me meter na cama das pessoas’

“A hierarquia não aceita perder o poder e quer meter-se na cama das pessoas. Eu não me tornei padre para me meter na cama das pessoas”, afirma o padre argentino Eduardo de la Serna sobre a polémica que envolve o projecto de lei que permite o casamento civil para pessoas do mesmo sexo. O cardeal Jorge Bergoglio invocou a ‘Guerra de Deus’ contra o projecto e alguns sacerdotes passaram a contestar a posição da hierarquia qualificando-a de atrasada e autoritária.

Primeiro foi um padre de Mendoza, Vicente Reale, que no canal 9 da Província manifestou apoio ao projecto aprovado na Câmara dos Deputados. Justificou o apoio utilizando argumentos jurídicos e religiosos. “Aqueles que possuem determinada convicção, seja religiosa ou não, podem defendê-la, mas não têm o direito de condenar ou obrigar os outros a segui-la, prejudicando a terceiros”, disse no seu comentário semanal televisivo.

Logo depois, um grupo de padres cordobeses criticaram fortemente a hierarquia da Igreja. A esses somou-se um grupo de sacerdotes bonaerenses liderados por Eduardo de la Serna, que trabalha nos bairros de Quilmes. Representam uma outra Igreja: a que trabalha diariamente com os mais pobres e os mais discriminados. Agora, começam a pronunciar-se a favor da inclusão das minorias sexuais.

“Antonio Marino, da Câmara dos Deputados, disse que a Igreja pode sugerir, mas não pode pretender impor o seu ponto de vista”, destacou De la Serna. “A Igreja não deve também fazer leituras fundamentalistas, como pode dizer que a Bíblia apenas fala de homens e mulheres quando fala de amor? E o que iria dizer? Iria falar de andróginos, hermafroditas e travestis? A Bíblia foi escrita em determinado contexto cultura e esse contexto muda. Deus fala através da cultura, a sua palavra não é uma norma dada”, diz De la Serna.

O comentário chega num momento em que a hierarquia da Igreja Católica organiza manifestações em todo o país contra o projecto de lei que permite o casamento civil para pessoas do mesmo sexo. “Falamos sempre da importância do diálogo na Igreja, mas agora aparece um hierarca (o cardeal Jorge Bergoglio) a falar da ‘guerra de Deus’. Parece uma cruzada como na época da Inquisição, como se estivéssemos na Idade Média”, disse De la Serna. Em seguida comenta: “Uma atitude tão violenta… para mim enganaram-se no século”, diz.

Entre as contradições que este padre vê na cúpula eclesiástica está o valor, a norma superior que é a consciência para os católicos. “E nesse caso não se respeita a consciência dos deputados e senadores, a Igreja pressiona-os”, destaca. Na sua opinião a cúpula da Igreja está preocupada por estar a perder poder. “Estavam acostumados a pôr e a tirar ministros, a instaurar leis”, disse.

De la Serna recebeu adesões de párocos de vários pontos da Província bonaerense. Por exemplo: San Isidro, Moreno e Lomas de Zamora.

“Se para a Igreja o casamento civil não é válido, qualquer católico que se encontra nessa situação é um pecador… então, porque está preocupada em debater e em legislar sobre o casamento religioso para gays e lésbicas?”, argumenta De la Serna e imagina o caos que seria se outras religiões seguissem o exemplo da Igreja Católica. “Voltar-se-ia ao regime teocrático no país”.

Em meados de Junho realizou-se uma manifestação em Córdoba que convocou três mil pessoas que pediam aos senadores dessa Província votarem contra o projecto de casamento para pessoas do mesmo sexo. Como resposta a esta situação, o sacerdote Nicolás Alessio divulgou junto a outros 11 colegas do Grupo de Sacerdotes Enrique Angelelli um documento ‘Apoio ao debate sobre a modificação da lei de casamento civil’. No documento critica-se o “fundamentalismo anacrónico de quem cita a Bíblia para justificar os seus próprios preconceitos”.

“Convocam uma guerra santa com os mesmos argumentos medievais que utilizavam para queimar vivas as bruxas. No fundo, a Igreja pretende ser a reitora não apenas da consciência das pessoas, mas de tudo, da economia, da política, do social. Desde a conquista espanhola até hoje, definem o bem e o mal, o que se pode e não se pode fazer. É lógico que não querem perder o poder, querem ser a única voz autorizada para definir o caminho, mas, cedo ou tarde, a sociedade irá separar a Igreja do Estado”, vaticina o sacerdote.

Agora, a cúpula da Igreja vem a público dizer o que pensa. “E dizem-no com todas as letras: que a homossexualidade é uma doença, um desvio perigoso que leva à maldade”, diz o padre e adverte: “Nestes dias pode acontecer qualquer coisa, o bispo de Córdoba ameaça excomungar os senadores que votem a favor de alargar o casamento. Fizeram o mesmo quando se debatia o divórcio, mas no final não excomungaram ninguém”.

De la Serna, assim como Alessio, suspeita que no fundo o tema não interessa aos clérigos locais, mas que podem “fazer carreira” com isto. “A linha mais dura é a que vem do Vaticano e muitos querem aparecer como guardiões da fé”, diz Alessio. “Sonham conseguir um cargo no Episcopado”, completa De la Serna, que insinua que o mais preocupante é que os bispos, neste tema, têm mais respostas do que perguntas. Os que não protestam, calam. “Como o bispo Jorge Casaretto, que disse que não é um tema importante: uma atitude covarde e hipócrita”, disse Alessio.

Por outro lado, muitos dos ferrenhos opositores estão em cargos burocráticos, longe das ruas e também dos fiéis. “Eu vejo as coisas como as pessoas vivem e sofrem. Se fizer a sua acção pastoral desde o escritório, isso torna-se complicado. Não se tem ideia do que se passa pela cabeça das pessoas”, diz De la Serna.
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34258

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Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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