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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O TABU da questão homossexual na Igreja

Baseado num artigo de Massimo Faggioli, doutorado em história da religião e professor de história do cristianismo no departamento de teologia da University of St. Thomas, em Minneapolis-St. Paul, nos EUA, publicado na revista italiana Europa a 28 de Julho de 2010 (traduzido por Moisés Sbardelotto):

Quem já tem todas as respostas raramente merece ser ouvido: sobre o tema da homossexualidade na Igreja e na teologia católica, muitas vezes são justamente aqueles que têm todas as respostas que falam mais e que menos são ouvidos. A prova disso veio na investigação feita pela revista Panorama da semana passada, que trouxe à atenção pública uma questão crucial para o futuro da Igreja e do cristianismo mundial - os tons da investigação e dos comentários a seguir traduziram em farsa aquela que é, pelo contrário, do ponto de vista intelectual e cultural, uma tragédia do silêncio.

No catolicismo europeu, ninguém ousa discutir publicamente os posicionamentos do magistério oficial, nem a dimensão pastoral do problema da homossexualidade na Igreja. No período pós-conciliar, a partir de 1975, os documentos da Congregação para a Doutrina da Fé definem a conduta homossexual como "intrinsecamente desordenada". Daí em diante, o pontificado wojtyliano tinha congelado qualquer discussão sobre a questão. Mas as recentes descobertas dos escândalos sexuais (a pedofilia, a incrível vida dupla do fundador dos Legionários de Cristo, o clero que, em algumas regiões do orbe católico, vive more uxorio [como se fosse casado] com o consenso tácito da comunidade local) reabrem à força o dossiê da atitude e do ensinamento da Igreja sobre a homossexualidade.

Isto também porque, no último quarto de século, a questão da relação entre sexualidade, homossexualidade, religiões e Igreja se tornou bem mais do que uma questão puramente teológica. Tornou-se uma questão política internacional, porque os direitos dos homossexuais são os primeiros a ser reprimidos nos regimes fundamentalistas e a questão do casamento dos homossexuais expandiu-se dos Estados Unidos para a Europa e para a América Latina.

Tornou-se uma questão de geopolítica das religiões, ficando sempre mais clara uma ruptura entre as Igrejas do Ocidente (em que a questão está na ordem do dia) e as Igrejas da Europa oriental, da Ásia e da África – o Sul, que deveria constituir o reservatório do cristianismo futuro – em que uma visão tradicional de casamento e de família não encontra desafios culturais e sociais comparáveis às do mundo ocidental.

Tornou-se também uma questão decisiva para as organizações internas das Igrejas individuais, dado que todas as Igrejas universais (católica, anglicana, luterana) estão a lidar com essa mesma questão, que coloca em crise a efectiva dimensão "universal" de cada uma dessas Igrejas: a recente ruptura no interior da Comunhão Anglicana ocorreu em torno da decisão das Igrejas norte-americanas em ordenar ministros abertamente gays.

Mas, do ponto de vista cultural, a mais exposta é a Igreja Católica, porque é a que tem diante de si a fácil indulgência em relação a todas as inclinações possíveis, típica da desresponsabilização das relações, que seguiu o caminho mais radical, o do determinismo teológico da inclinação homossexual e da ideologia da família e da fertilidade como âmbitos não só essenciais, mas também decisivos da vida cristã: por isso a ideia (difundida, mas ausente da teologia católica) de que o ser gay é incompatível com o ser cristão, e a ideia (difundida e bem presente no magistério e na socialidade católica) de que o "construir uma família" é a concretização mais visível e socialmente verificável de uma vida sexual sadia e cristã.

Especialmente no século XIX, a teologia pastoral deu aos cristãos do Ocidente uma imagem de Jesus de Nazaré como "family man", graças ao estímulo da cultura consumista/familiar e da ideologia do bem-estar pós-1945 (sobre o qual Pasolini tem páginas memoráveis em Escritos Corsários): em prejuízo não só de uma honesta interpretação histórica da figura de Jesus, mas também de um correcto equilíbrio teológico na Igreja entre vocações à vida familiar e vocações à vida monásticas, sacerdotal, claustral, contemplativa (e, mais em geral, em prejuízo de uma "vocação messiânica" que os cristãos parecem ter perdido, como Giorgio Agamben lembrou recentemente no seu breve e dilacerante livrinho La Chiesa e il Regno [A Igreja e o Reino]).

Um debate intelectual e teológico sério sobre a questão do magistério católico sobre a sexualidade deve colocar sobre a mesa toda a tradição dos últimos 20 séculos: o dado bíblico, os Padres da Igreja, o papel da cultura patriarcal no Mediterrâneo, a história da família e do casamento no Ocidente, o celibato e a monacalização do clero na Europa medieval, a "feminização do catolicismo" na Idade Moderna, a chagada das disciplinas psicológicas.

A lista é muito mais longa do que esta, mas uma coisa é certa: ao contrário da Igreja norte-americana, em que a questão homossexual e de género é também um tema teológico e pastoral, na Igreja Católica europeia, a questão homossexual ainda é tabu e, enquanto tal, torna-se alvo de investigações que escandalizam. Seria difícil imaginar na Itália uma mesa redonda (e transmitida pela televisão pública) como a que foi organizada em 2003 pela universidade dos jesuítas, a Boston College, com dois importantes jornalistas católicos e abertamente gays como David Morrison e Andrew Sullivan[1] moderados pelo vice-reitor da universidade.

Para a Igreja norte-americana era o período do despertar de novo, depois do choque do escândalo dos abusos sexuais de 2002. A Igreja europeia e a italiana estão hoje nesse mesmo estado de crise. "Ecclesia semper reformanda" também significa "jamais desperdiçar uma crise".

[1] O blogue de cultura e de política de Sullivan, The Daily Dish, é um dos mais lidos nos EUA e, por bons motivos, está no site da revista The Atlantic
The Daily Dish

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Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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