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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os bispos sentem falta do tempo em que falavam e toda a sociedade os ouvia

Governo, Igreja e o casamento gay: entrevista com o padre Eduardo de la Serna

A aprovação do casamento gay na Argentina deixou claro que a influência da Igreja país já não é o que era. Se antes, ela era consultada sobre leis e governantes, hoje precisa entender os novos tempos. A IHU On-Line entrevistou, por telefone, o padre Eduardo de la Serna, que falou sobre a forma como a Igreja lutou contra o casamento gay e sobre as suas relações com o governo Kirchner.

Eduardo de la Serna escreve para o jornal Página 12. Também é professor de Teologia no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Buenos Aires e no Instituto de Formação Teológica da Diocese de Quilmes. É coordenador nacional do Grupo de Sacerdotes de Opção pelos Pobres, uma continuação do movimento de Sacerdotes do Terceiro Mundo, dissolvido em 1973 pela repressão militar da Argentina.

Extracto da entrevista:
Em relação à aprovação do casamento gay, como analisa a questão de a Igreja ter ido à praça pública defender sua posição contra esse projecto e, mesmo sabendo que ela teve sempre muita influência no governo, ter perdido a questão?
– A Igreja Argentina sempre se caracterizou por ser tradicionalista e conservadora. E quando o tema do casamento gay foi proposto, ela não soube atender aos desafios dos tempos e apenas respondeu com dogmas e citações bíblicas lidas de modo fundamentalista. No entanto, a repercussão não foi positiva entre a sociedade por que não sentiu que estivessem a falar com ela. Acredito que a Igreja argentina escolheu, desta forma, perder.

Acredito que o projecto, neste momento, passou porque foi apresentado por um grupo de senadores de centro-esquerda que defendiam o direito dos homossexuais de casar. Houve muitos casos em que estes foram rejeitados pela família e, depois, foram morar com os seus companheiros. E quando um deles morria, o outro não tinha direito à herança, principalmente quando a família exige os seus bens. Essa é uma das questões que a sociedade tem colocado.

Podemos dizer que houve uma luta política entre o cardeal de Buenos Aires e o governo Kirchner?
– Não sei se há uma luta política, mas a sensação que tenho, e pode ser que eu esteja absolutamente enganado, é que o cardeal de Buenos Aires, com toda a sua história, vem, aparentemente, da direita peronista. Já o governo actual está mais próximo da esquerda peronista.

Como é que o movimento gay se articula na Argentina?
– Eu realmente não conheço o movimento gay em geral, nem conheço gente que conheça profundamente o mundo gay. Mas o que o movimento fez foi sensibilizar a opinião pública no que diz respeito a um direito que consideravam poder conquistar neste momento. Está claro que a pressão que exerce o episcopado sobre a sociedade e o governo é forte. Este governo, estando num espaço diferente do que ocupa a Igreja, era mais permeável às mobilizações do movimento gay. Outros governos procuravam estar bem com a Igreja, mas o actual governo procura estar bem com a sociedade.

O Padre Eduardo e mais um grupo de padres questionaram a Igreja em relação à sua posição intransigente sobre o tema do casamento gay...
– Nós não nos manifestámos a favor, apenas colocámos algumas perguntas porque nos parecia absolutamente pobre e insuficiente a pressão e as premissas que a Igreja fez ao utilizar uma leitura fundamentalista que não respeitava a consciência de deputados e senadores. A posição da igreja foi extremamente fechada e nada aberta ao diálogo. Uma das leituras fundamentalistas era de que Deus nos fez homens e mulheres com a necessidade de identificar o casamento com a procriação da espécie. Nós questionamos os argumentos que foram colocados pela Igreja, porque eles não construíram um debate profundo sobre o tema.

Alguns bispos foram muito críticos em relação às nossas opiniões. Um padre de Córdoba [1] foi mesmo tirado de sua paróquia e iniciou-se um processo canónico. Isso foi algo muito estranho porque há sacerdotes que foram condenados pela justiça civil por pedofilia ou pederastia ou ainda por participação nos crimes contra os direitos humanos durante a ditadura militar e, apesar disso, continuam a celebrar missa.

Como analisa a força política que a Igreja tem hoje na Argentina?
Neste momento, a Igreja não tem uma grande força política. Os bispos têm nostalgia do tempo em que tinham poder em relação ao governo. Os bispos eram consultados antes de se aprovarem leis, antes de indicar um ministro da educação. Parece-me que os bispos sentem falta do tempo em que falavam e a sociedade inteira os escutava.

E, neste momento, que outros temas põem a Igreja em conflito com o governo?
Há alguns temas que estão pendentes, como o caso do bispo castrense. As suas declarações, há algum tempo, fizeram com que o governo, quando o bispo se reformou, não tivesse indicado outro para o seu lugar e, até hoje, o bispado castrense está sem bispo. Este é um tema que também evidencia a distância que há entre o actual governo e a Igreja. Mas há muitas pessoas que estão de acordo com essa distância.

Qual é a posição de outras religiões na Argentina em relação ao casamento gay?
– Quando o casamento gay estava para ser votado, houve muitas manifestações das igrejas pentecostais, que se opunham. Eles organizaram uma marcha juntamente com a Conferência Episcopal Argentina, que foi realizada um dia antes da votação. A intenção da mobilização era pressionar os senadores, obviamente. Cerca de 50 mil pessoas participaram na manifestação o que, pensando na população argentina, não é um grande número.

Houve uma participação, mais minoritária, do seminário islâmico e de muitos rabinos, ainda que alguns rabinos tomassem posição a favor do casamento entre homossexuais. Nesse sentido, houve atitudes que classifico como uma discussão entre o fundamentalismo e o não fundamentalismo.

Estamos a viver um momento no qual a Igreja – e eu sou parte dela – em geral, tem de se acostumar a que as coisas já não são como antes. A Igreja precisa começar a propor ideias que nasçam a partir da credibilidade que tem diante da sociedade e não do poder que exercia sobre ela.

Nota:
[1] José Nicolás Alessio, 52 anos, é pároco de San Cayetano, no bairro Altamira da capital cordobense. Como é favorável ao casamento gay e afirmou abertamente tal posição, o arcebispo de Córdoba (monsenhor Carlos José Ñañez) suspendeu o padre de forma cautelar do exercício público do ministério sacerdotal até à conclusão do processo eclesiástico movido contra José em função de sua defesa. Posteriormente haverá mensagens no blogue que se focarão neste tema.

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Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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