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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Um rosto da Nova Teologia

Henri de Lubac
O padre Henri de Lubac foi um dos grandes teólogos do século XX e incorporou a chamada Nova Teologia. Em 1942 dirá numa lição que «toda a natureza é infinitamente vasta e um diverso símbolo através do qual a Face de Deus é misteriosamente refletida. Um homem é religioso ao ponto de reconhecer em toda a parte o reflexo desta divina Face, isto é, de que vive numa atmosfera religiosa». 
                
Nasceu de uma antiga família nobre de Ardéche, em Cambrai, França, no dia 20 de fevereiro de 1896. Aos 17 anos, em 1913, entra na Companhia de Jesus, partindo para Inglaterra. Mas no ano de 1916 volta a França onde é alistado no exército e enviado para a batalha de Verdun, que foi o primeiro e mais longo conflito da I Guerra Mundial. Após o conflito volta a Londres para iniciar os seus estudos teológicos, recebendo a ordenação sacerdotal no ano de 1927.


Henri de Lubac passa a lecionar teologia fundamental, dogmática e história das religiões na Universidade Católica de Lyon, voltando assim a casa. Em 1940, face ao avanço das tropas alemãs, Lubac abandona a cidade de Lyon levando consigo um conjunto de manuscritos, entre os quais se encontrava o dossier sobre a sua obra maior “Surnaturel”. As primeiras anotações remontam a 1924, durante o seu noviciado na Companhia de Jesus. Os textos haviam servido, à época, como material para as conversas que mantinha com os seus companheiros aos Domingos. Seis anos depois, “Surnaturel” é melhorado com estudos posteriores. que constituiriam o volume final da obra.

O tempo que compreende a vida e obra do padre de Lubac situa-se durante um dos períodos mais violentos e confusos da história da Europa. É um tempo devedor do positivismo do século XIX, que teve nas figuras de Comte, Feuerbach, Marx, Nietzsche os seus expoentes máximos. A teoria acreditava na força do homem para forjar o seu próprio destino sem a influência da autoridade da religião e da superstição, concretizando cada vez mais o processo de secularização que a modernidade do século XVI havia aberto, mas agora sob o signo do ateísmo com o qual de Lubac se confrontará ao seu tempo.

Em “Drama do Humanismo ateu” (1944), de Lubac defende que muitos dos pensadores do século XIX, entre eles Marx e Nietzsche, têm em comum a rejeição de Deus, ou seja, que esta rejeição está na origem dos seus próprios sistemas, mas de Lubac considera que “onde não há Deus, também não há o homem

No ano de 1949 escreve o artigo “Le mystère du Surnaturel”, que constitui um complemento a “Surnaturel,para dissipar as dúvidas e ataques dos seus críticos, mas ninguém parece ter ficado convencido. No ano seguinte é aconselhado ao silêncio e a retirar-se do ensino. Mas mesmo durante este silêncio o padre de Lubac escreve, em 1956, uma das suas obras maiores: “O esplendor da Igreja”.

Lubac é aconselhado ao silêncio não só pelo livro de 1946 e o artigo de 1949, mas também devido ao seu relacionamento com a chamada “Nova Teologia”, que outra coisa não visava se não o regresso às fontes (Escritura, Patrística, Liturgia), prestar atenção às influências filosóficas, a recuperação do universalismo, apenas para referir alguns aspetos. Contra esta ‘Nova Teologia’ estavam grandes nomes do pensamento católico teológico e filosófico do tempo, entre os quais se destacam os dominicanos Garrigou-Lagrange e Labourdette.

O padre de Lubac viverá este silêncio numa clara e respeitada obediência que durará cerca de uma década. Com a eleição de João XXIII, é chamado a participar, primeiro na preparação e depois como perito, no 2.º Concílio Ecuménico do Vaticano (1962-1965), dando o seu contributo para as constituições sobre a revelação divina (“Dei Verbum”) e sobre a Igreja no mundo atual (“Guadium et Spes”).

Após o Concílio, de Lubac continua a dedicar-se ao tema do “sobrenatural”, que resultará em 1965 no livro “O mistério do sobrenatural”, que recorda o artigo de 1949.

Em 1972 funda com von Balthasar e Joseph Ratzinger a revista “Communio”, e em 1983 o Papa João Paulo II nomeia-o cardeal, o primeiro não bispo depois do concílio. Morre a 4 de setembro de 1991, com 95 anos.

por L. Oliveira Marques
in SNPC

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Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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