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Homofobia - Embora tenha sido Kenneth Smith (1971) quem, pela primeira vez, usou o termo homofobia, é habitualmente atribuída a George Weinberg (1972) a responsabilidade pela sua popularização. Weinberg definia, então, homofobia, como o pavor em estar em espaços fechados com homossexuais. Mais tarde, em 1976, Gregory Lehne redefine o termo, passando homofobia a significar um medo irracional ou intolerância relativamente à homossexualidade. Recentemente, Colleen Logan propõe, em alternativa, a expressão "preconceito homossexual (homoprejudice)" baseando-se na definição de preconceito de Aronson, segundo o qual se trata de uma "atitude ngativa ou hostil para com um grupo distinto de pessoas, baseado em generalizações resultantes de informação correcta ou incorrecta" (Logan, 1996)
Heterossexismo - termo proposto por Stephen Morin em 1977, significando as crenças e atitudes que não atribuem o mesmo valor aos estilos de vida entre pessoas do mesmo sexo e entre pessoas de sexos diferentes. De uma forma geral, o termo é utilizado para referenciar o sistema ideológico que nega, denigre e estigmatiza qualquer forma de comportamento, identidade, relacionamento ou comunidade não heterossexual. É, ainda, usado para caracterizar os preconceitos heterossexuais contra homossexuais bem como os comportamentos baseados nestes preconceitos - surge o paralelismo entre o sentimento anti-gay e outras formas de preconceito como o racismo, o antisemitismo ou o sexismo. Um dos efeitos pragmáticos de heterossexismo é a necessidade de indivíduos homossexuais poassarem por heterossexuais. (Herek, 1996)
A estes conceitos, gostaria de contrapôr outros dois, face ao cunho católico deste blog, e aos meus desafios pessoais enquanto tal:
Caridade - É a mais nobre de todas as virtudes teologais, é ela que informa todas as outras virtudes e mede o grau de santidade. Consiste no amor sobrenatural a Deus e a todos os que Deus ama, estejam ainda neste mundo ou já tenham dele partido, sejam amigos ou inimigos. Implica o dom de si mesmo, levando a uma certa identificação com o próprio Deus. A bem-aventurança resultante deste exercício é a dos "obreiros da paz, que serão chamados filhos de Deus", e os frutos do Espírito Santo dele resultantes são o estado de caridade, a alegria e a paz.
Compaixão - Compaixão (do latim compassione) pode ser descrito como uma compreensão do estado emocional de outrem; não deve ser confundida com empatia. A compaixão frequentemente combina-se a um desejo de aliviar ou minorar o sofrimento de outro ser senciente, bem como demonstrar especial gentileza com aqueles que sofrem. A compaixão pode levar alguém a sentir empatia pelo outro. A compaixão é frequentemente caracterizada através de acções, na qual uma pessoa, agindo com espírito de compaixão, busca ajudar aqueles pelos quais se compadece. A compaixão diferencia-se de outras formas de comportamento prestativo humano no sentido de que seu foco primário é o alívio da dor e sofrimento alheios. Actos de caridade que busquem principalmente conceder benefícios em vez de aliviar a dor e o sofrimento existentes, são mais correctamente classificados como actos de altruísmo, embora, neste sentido, a compaixão possa ser vista como um subconjunto do altruísmo, sendo definida como o tipo de comportamento que busca beneficiar os outros minorando o sofrimento deles.
Quer o "Mulheres XXI", quer nós, homens e mulheres católicos e homossexuais do século XXI, temos grandes desafios a cumprir...
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