Os Leigos para o Desenvolvimento são uma das instituições que arrisca a não conseguir levar os seus projectos avante, devido à redução de apoios. Leiam a carta aberta e ajudem, se puderem, nem que seja simbolicamente. Conheço o projecto e considero-o muito válido e merecedor da nossa atenção e ajuda:
CARTA ABERTA
Testemunho de uma voluntária em Missão
Cheguei a S. Tomé e Príncipe há 3 semanas. Estamos do mesmo lado do Equador, mas já „do outro lado do Mundo‟.
Dizer-vos „pobreza‟ não chega para contar a forma como as pessoas vivem sem condições que desse lado nem imaginamos que possam não existir…
Na rua as crianças pedem “doce! doce!”… e é grande a tentação de „dar só o peixe‟…
A nós, Leigos, as crianças não pedem: vêem-nos ser acolhidos pelos pais como amigos esperados, a construir com eles „canas para pescar‟.
Este ano somos 3 Leigos para o Desenvolvimento (LD) em São Tomé. Vimos ensinar e ajudar a dinamizar uma Escola Secundária; colaborar para a autonomia e sustentabilidade de um Projecto onde, ao lado de um jardim-de-infância e de um lar, a formação em carpintaria e costura gera emprego e esperança… e vimos diagnosticar, procurar no que mais podemos colaborar para transformar esta paisagem.
Este ano, nós, os LD no terreno, com a vossa ajuda daí, não vimos dar “doce! doce!”, vimos partilhar conhecimento, para que possamos ficar todos do mesmo lado de linhas que deviam ser só imaginárias, como a linha do Equador!
Ana Leite, LD – S. Tomé e Príncipe 2010/2011
Leigos para o Desenvolvimento
Uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que trabalha há 25 anos em prol do desenvolvimento em países africanos (São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique), Timor e Portugal.
Uma ONGD católica que propõe aos seus voluntários uma experiência radical de gratuitidade e serviço por um período nunca inferior a um ano.
Uma ONGD que precisa de si. Atravessamos um tempo difícil que pode pôr em causa a nossa presença no terreno e a execução dos vários projectos que afectam a vida de muitas pessoas nos países onde estamos presentes. O que pedimos é que, neste tempo de crise, a sua opção continue a ser pela Partilha.
Como ajudar?
Fazendo uma transferência bancária para a conta dos LD (NIB: 0035 0413 00038876730 33 da CGD) indicando os seus dados (nome, morada e NIF) para que seja emitido um recibo.
Como obter mais informações sobre os LD?
Através do telefone: 217 574 278; mail: ongd.leigos@gmail.com; site: http://www.leigos.org/; morada: Estrada da Torre, 26 - 1769-014 Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário