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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

domingo, 7 de novembro de 2010

A Bíblia sob um olhar contemporâneo (desconhecê-la é uma forma de iliteracia)

As grandes figuras da Bíblia
Ler a Bíblia é um desafio para qualquer pessoa, letrada ou não letrada, crente ou descrente. (...)

É verdade que a Bíblia, sobretudo o Antigo Testamento (AT), contém textos difíceis e, muitas vezes, aparentemente imorais e escandalosos. Por causa disto é que Filão de Alexandria (do tempo de Jesus), judeu de grande cultura, que convivia paredes meias com judeus e gregos na cidade da cultura daquele tempo - Alexandria - apresentou as escrituras hebraicas a judeus e gregos através da alegoria. Com este método, o leitor não deve deixar-se prender à literalidade historicista do texto, mas à performatividade de uma outra leitura dentro do próprio texto. Os pensadores cristãos dos primeiros séculos, também chamados Padres da Igreja (séculos II-VI), bispos, teólogos e leigos, sobressaindo o grande Orígenes, usaram este método, sobretudo para a compreensão do AT, como profecia alegórica do NT (Novo Testamento). Desta forma, desapareciam todos os equívocos, contradições e escândalos do AT. (...)

Nunca é demais repetir que o mundo da Bíblia não é tarefa fácil. Foi escrito em hebraico, aramaico e grego, e em tempos culturais muito diferentes dos nossos. Até ao século XVII ninguém, no Ocidente, duvidava da Bíblia. As dúvidas e as apreciações negativas começaram com o Século das Luzes, quando se começou a ler a Bíblia como código literário ao lado das literaturas clássicas gregas e latinas e das literaturas pré-clássicas da Mesopotâmia e Egipto. Foi então que se descobriu que muito antes dos mitos da criação da Bíblia já se tinham escrito os mesmos mitos — de maneiras diferentes — em óstracos e pergaminhos na Suméria, Assíria e Egipto. Outro tanto se diga do dilúvio e de Noé, da torre de Babel, de profetas, de doutrinas sapienciais e de cânticos com salmos e com poesia, e, especialmente, de narrativas de guerra entre famílias, tribos e nações.
...

Nesta obra, procurámos escrever em escrita corrida, sem descer a muitos pormenores filológicos, culturais e históricos. A intenção é apresentar um livro que todos os leitores possam entender. Deixámos de lado as argúcias exegéticas dos grandes comentadores da Bíblia, que enchem bibliotecas e revistas da especialidade.
É facto que os católicos, ao contrário dos protestantes, lêem pouco a Bíblia, porque, na tradição da Igreja Católica, a Bíblia não é uma entidade «divina» de per se, mas um meio — o maior e absolutamente necessário entre outros — para chegarmos a Deus, à fé cristã e à compreensão da Igreja. Foi a Igreja do AT (comunidades hebraicas dirigidas por responsáveis religiosos) e do NT (comunidades cristãs, a começar por São Paulo) que escreveu a Bíblia. Nesse processo de escrita, os «escribas» judeus e cristãos refletem a tradição oral e catequética do passado (séculos no AT e três ou quatro gerações no NT, exceptuando as sete cartas autênticas de Paulo). A Igreja escreve a Bíblia e a Bíblia escreve-se nela.
(Da introdução, assinada pelo autor.)

Voltar à Bíblia
 Apesar da tradição católica predominante no nosso país, a verdade é que se colocarmos diante dos olhos dos nossos concidadãos um Gn 30,45 ou Jo 23,11 haverá mais gente a pensar que é a matrícula de um automóvel do que aqueles que reconhecerão uma citação bíblica.

Isso não quer dizer que a Bíblia não desempenhe um papel fundamental. Ela foi e é determinante para a construção da modernidade; ela está presente mesmo de forma implícita nas várias expressões da nossa cultura (veja-se, por exemplo, o título do último romance de Lobo Antunes: “Sôbolos rios que vão”) e vai ganhando inclusive novos leitorados para lá das fronteiras tradicionais.
Mas há muito a fazer para dar à Bíblia o espaço e a importância que ela tem, como livro de Fé para os crentes e como código de cultura. Desconhecer a Bíblia é uma forma de iliteracia. É desconhecer-se a si mesmo.
E eis-nos com esta nova obra do Professor Carreira das Neves: “As grandes figuras da Bíblia”. São 14 figuras selecionadas, a começar por Deus (a Bíblia é o teatro de Deus, a cena da Sua revelação, a Sua teodramática) e culmina em Jesus. Deus ocupa 25 páginas, Adão e Eva 9 págs; Moisés 21 págs, David 26, Isaías 34…e Jesus 117 páginas, isto é, mais de um terço do livro.
Há um livro de Paul Beauchamp, Cinquante Portraits Bibliques, Seuil Paris, 2000 que é referido na obra de Carreira das Neves e funciona aqui como paradigma. Mas a arte do retrato (que Beauchamp sabiamente pratica) é colher a personagem num determinado instante e buscar nessa imagem a iluminação da globalidade. Neste volume de Carreira das Neves opta-se por um caminho diferente: uma maior concentração de personagens e um tratamento poliédrico (usando com uma grande mestria as ferramentas metodológicas: desde o método histórico-crítico ao narrativo, desde as religiões comparadas aos métodos contextuais que dão uma atenção enorme à cultura, à história das mentalidade, à geografia). E sempre com uma preocupação de diálogo com o presente.
(José Tolentino Mendonça, da apresentação.)

In As grandes figuras da Bíblia, Pe. Carreira das Neves, ed. Presença

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Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.

As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.

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