Em Portugal existem milhares de crianças em situação de especial desprotecção e vulnerabilidade que necessitam de apoio
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa inicia agora uma campanha de divulgação sobre as Famílias de acolhimento de crianças.
O que é o Acolhimento Familiar?
O Acolhimento Familiar consiste na atribuição da confiança da criança ou do jovem a uma pessoa singular ou a uma família, habilitadas para o efeito, integrando-as em meio familiar e prestando-lhes os cuidados adequados às suas necessidades, bem-estar e a educação necessária ao seu desenvolvimento integral. As crianças que beneficiam da medida de acolhimento familiar passam a viver em casa da família de acolhimento, integrando este núcleo familiar, enquanto durar a impossibilidade de regresso à sua família natural.
A quem se destina?
O Acolhimento Familiar destina-se a crianças em situação de perigo, que necessitam de ser temporariamente integradas numa família alternativa à sua família natural. Pretende-se que as famílias de acolhimento proporcionem um contexto seguro, afectuoso e cuidador à criança, sendo paralelamente efectuada uma intervenção próxima da família natural, no sentido de, sempre que possível, promover a reintegração familiar da criança.
Que apoios pode a família de acolhimento receber?
As famílias de acolhimento beneficiam de sessões de preparação e formação, atenção individualizada, acompanhamento durante (e pós) o acolhimento da criança, apoio telefónico durante 24 horas por dia para situações de emergência, contactos com outras famílias de acolhimento para troca de experiências e ajuda financeira (prevista na Lei) para gastos com o acolhimento.
Contactos:
Largo Trindade Coelho
1200-470 Lisboa
Tel.: 213 235 177 . 213 235 118 . 213 235 406
Fax.: 213 235 077
E-mail: diadij@scml.pt
Horário de atendimento:
Dias úteis das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Mais informações:
http://www.scml.pt/acolhimentofamiliardecriancas/
Sem comentários:
Enviar um comentário