Pesquisar neste blogue
A diversidade na Igreja
A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.
A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.
Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?
Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja
Porquê este blogue?
Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.
Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.
Documentos em destaque no blogue
- Eles são católicos, homossexuais e praticam: testemunhos na Pública
- Viver como cristãos a condição homossexual
- Carta sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais
- O Caminho das pedras: artigo do Expresso sobre hom...
- Deus bem-me-quer
- "Eu posso crer no amanhã" Discurso em Ética da Reciprocidade: Líderes Religiosos LGBTI em diálogo na ONU | "We can face tomorrow" Speech on Ethics of Reciprocity: UN Dialogue of LGBTI Religious Leaders
- Carta ao Sínodo da Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas
- Rumos da discussão eclesial sobre a questão gay, p...
- Considerações sobre os projectos de Reconhecimento Legal das Uniões entre pessoas homossexuais: um documento de 2003 (Congregação para a Doutrina da Fé, Vaticano)
- Entrevista Exclusiva do Papa Francisco às revistas dos Jesuítas por P. Antonio Spadaro S.J.
- Um estudo da realidade da Homossexualidade em Portugal
- Glossário LGBTI de A a Z
quarta-feira, 31 de março de 2010
Livros usados para bibliotecas novas em África
Nas rubricas com a etiqueta "Ser solidário" vão aparecendo sugestões que estão ao alcance de qualquer um para ajudar.
Proponho agora uma ajuda a um projecto dos missionários dehonianos de bibliotecas em África. Já fizeram uma em Angola e outra em Moçambique. O padre Adérito Barbosa vem a Portugal em Abril e levará livros com ele. Precisam-se sobretudo de livros nas áreas de filosofia, psicologia, antropologia e outras ciências sociais e humanas, mas aceitam-se também livros de cariz educativo. Quem tem em casa livros dentro destas áreas que não precise, pode entrar em contacto com o Pe. Adérito aaderitus@gmail.com
Em baixo um link sobre este projecto:
http://www.youtube.com/watch?v=6SX--sCeiuI
terça-feira, 30 de março de 2010
emprego
Nota:
Fundada em 1996, a Associação ILGA Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sob a forma de Associação de Solidariedade Social, que tem por objectivos a integração social da população lésbica, gay, bissexual e transgénero (LGBT) e das suas famílias, a luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género e a promoção da cidadania, dos Direitos Humanos e da igualdade de género.
Ver os detalhes em:
http://www.ilga-portugal.pt/noticias/index.php?codigo=40
Música em Óbidos - Recital Mestres da Música Sacra
quarta- feira 31 de março de 2010 às 21h
Igreja de Santa Maria - Óbidos
Soprano - Marisa Figueira
Mezzo-soprano - Inês Madeira
Tenor - João Carlos Azevedo
Baritono - Rui Baeta
Obras de Schubert, Bach, Mendelsohn, Rossini, Verdi, Gounod, Mozart, Bizet...
segunda-feira, 29 de março de 2010
Arte na Capela
O projecto Arte Contemporânea e Sagrado foi inaugurado no dia 26 de Fevereiro à noite com a instalação da obra Quando o Segundo Sol Chegar, de Rui Moreira. O desenho ficará exposto até princípio de Maio, quando será substituído por uma obra de Gabriela Albergaria. No final do ano, coincidindo com o tempo litúrgico do Advento, será exposto Anjo de Berlim, de Lourdes Castro. E a 23 de Maio, uma missa de Pentecostes, composta por João Madureira, terá a sua estreia na capela, cantada pelos Sete Lágrimas. A iniciativa ficará registada num livro a ser editado no final do ano pela Assírio & Alvim.
Sombra versus Forma: Lourdes Castro e Joana Vasconcelos
A obra de Lourdes Castro centra-se na sombra, nos seus contornos, no que está atrás da sombra. Nesta exposição podem ver-se as diferentes fases da sua obra, desde a plasticidade e o lado pop da década de 70, até à subtileza do seu herbário. Uma exposição cheia de luz.
A de Joana Vasconcelos é uma obra que enche o olho com as suas cores e as suas formas, marca pela escala. É a mais visível das artistas portuguesas e estandarte de uma portugalidade. Goste-se ou não, impossível ignorar.
Passo a citar as notas de exposição que se encontram no site de serralves e do museu colecção berardo:
Lourdes Castro e Manuel Zimbro: À Luz da Sombra
06 Mar - 13 Jun 2010
Esta exposição reúne antologicamente pela primeira vez os trabalhos de Lourdes Castro e de Manuel Zimbro, companheiros e colaboradores na vida e no trabalho ao longo de mais de três décadas. Lourdes Castro (Madeira, 1930) parte das suas pesquisas sobre a sombra de flores, pessoas e objectos para construir uma obra singular com a qual redefine uma relação da obra de arte com o mundo de que faz parte. Na segunda metade da década de 1970 produz, primeiro com René Bertholo, depois com Manuel Zimbro, um Teatro de Sombras onde junta cenas do quotidiano a outras situações onde o maravilhoso e o fantástico se revelam. Manuel Zimbro (Lisboa, 1944 – Madeira, 2003) apresentou em exposições projectos como “Torrões de Terra” e “História Secreta da Aviação”. Agora, para além destes projectos e das suas colaborações com Lourdes Castro, serão também apresentados pela primeira vez outros trabalhos da sua autoria.
Comissário: João FernandesProdução: Fundação de Serralves.
Joana Vasconcelos, Sem Rede
1 de Março a 18 de Maio 2010
(...) a primeira exposição antológica de Joana Vasconcelos, composta por cerca de 40 obras. Produzida pelo Museu Colecção Berardo e comissariada por Miguel Amado, “Sem Rede” reúne um número significativo de obras, assim traçando uma panorâmica da actividade de Joana Vasconcelos. A exposição foca a produção dos últimos 15 anos, compreendendo não só as principais obras de grande escala realizadas na última década, mas também diversas obras da década de 1990, muitas delas inéditas desde a sua apresentação original. (...)
7º Ciclo de Cinema LGBT
Crew Hassan — Cooperativa Cultural
Rua das Portas do Santo Antão, 159 1º1150-267 Lisboa
"O objectivo primordial deste evento é o de sensibilizar os jovens portugueses em geral para questões relacionadas com a homossexualidade, bissexualidade e transgenerismo, especialmente no que diz respeito à fase do "assumir-se para si próprio" pois, como sabemos, o período desta consciencialização e aceitação de si próprio é especial, delicado e por vezes difícil na vida da maioria dos jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros), ainda incompreendidos e vítimas de preconceito e discriminação."
Serão apresentadas 6 sessões de filmes de temática LGBT nos dias 9, 10 e 11 de Abril, durante o período da tarde e noite. A entrada é livre.
mais informações em: http://www.rea.pt/ciclo.html
domingo, 28 de março de 2010
Um homem singular
De: Tom Ford
Com: Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode
Género: Drama
Classificacao: M/16
EUA, 2009, Cores, 101 min.
É um filme belíssimo, com uma fotografia que nos reporta para as cores quentes do início da década de 60. Uma história comovente e bem interpretada. Um filme súbtil, belo, sensível e com espaço para respirar. Já não deve estar muito tempo em exibição (em Lisboa está em apenas duas salas e no Porto numa)
Argumento (in cinecartaz, Público):
Los Angeles, 30 de Novembro de 1962. Depois da trágica morte de Jim (Matthew Goode), seu companheiro dos últimos 16 anos, nada parece fazer sentido para o professor George Falconer (Colin Firth). Tudo lhe relembra a felicidade perdida e nem a sua velha amiga Charley (Juliane Moore) o consegue tirar do torpor em que vive nos últimos meses. Mas um encontro com Kenny (Nicholas Hoult), um jovem aluno das suas aulas de inglês que parece seguir os seus passos durante todo um dia, vai dar a George uma nova perspectiva e fazer renascer a vontade de começar tudo de novo... Baseado no livro "A Single Man" de Christopher Isherwood, marca a estreia na realização do estilista americano Tom Ford. Foi o filme de encerramento do 66º Festival de Veneza, com Colin Firth a ganhar o prémio de melhor actor (nomeado para o Óscar de melhor actor).
sábado, 27 de março de 2010
Música na semana santa
Quinta-feira santa às 21h30 ouvir-se-á Pergolesi no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e Sexta-feira santa Requiem de Fauré no CCB, As Sete últimas palavras de Cristo de Dubois às 20h na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires ou As Sete últimas palavras de Cristo de Schütz na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado, Lisboa) às 21h30, ambos com entrada gratuita.
Leituras
As mãos do Oleiro - um filho homossexual: que fazer?
Domenico Pezzini
Edições Paulinas, 2009
ISBN: 9789896730154
Li este livro antes de falar com os meus pais. Aconselho-o a quem não falou da sua orientação sexual aos seus próximos (e gostaria de o fazer) e aconselho-o aos pais (ou parentes próximos) de quem já o fez.
Domenico Pezzini é um padre italiano que tem uma longa experiência de acompanhamento de pessoas homossexuais e das suas famílias. Ao longo do livro vai desconstruindo preconceitos baseado em textos bíblicos, fala-nos das principais reacções e questões que uma mãe ou um pai pode ter quando confrontado com o facto de o seu filho ou filha serem homossexuais e partilha algumas experiências de acompanhamento. Ele sugere aos pais um caminho que passa por acolher, compreender e ajudar, fundamentando cada uma das etapas.
Sou gay: para ser cristão não posso ter relações sexuais?
Porque estou aqui
Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.
Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.
Este blogue também é teu
Envia o link do blogue a quem achas que poderá gostar e/ou precisar.
Se não te revês neste blogue, se estás em desacordo com tudo o que nele encontras, não és obrigado a lê-lo e eu não sou obrigado a publicar os teus comentários. Haverá certamente muitos outros sítios onde poderás fazê-lo.
Queres falar?
rioazur@gmail.com
ou para
laioecrisipo@gmail.com (psicologia)
Nota: por vezes pode demorar algum tempo a responder ao teu mail: peço-te compreensão e paciência. A resposta chegará.
Os textos e as imagens
As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.
As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.
Contribuidores
Amigos do blogue
Arquivo do blogue
-
▼
2010
(369)
-
▼
março
(10)
- Livros usados para bibliotecas novas em África
- emprego
- Música em Óbidos - Recital Mestres da Música Sacra
- Arte na Capela
- Sombra versus Forma: Lourdes Castro e Joana Vascon...
- 7º Ciclo de Cinema LGBT
- Um homem singular
- Música na semana santa
- Leituras
- Sou gay: para ser cristão não posso ter relações s...
-
▼
março
(10)
Outras moradas
- Changing Attitude: Internacional; Anglicana
- Changing Attitude: Reino Unido; Anglicana
- Communauté du Christ Libérateur (CCL): Bélgica; Protestante
- Courage: Reino Unido; Evangélica
- Cristianos Gays: Espanha
- David & Jonathan: França; Ecuménica
- Dignity USA: EUA; Católica
- Diversidade Católica: Brasil
- Gay Católico: Brasil
- Gays Catolicos: Brasil
- Global Network of Rainbow Catholics
- Jesus in Love
- La Fonte: Itália
- Muro Pequeno
- New Ways Ministry
- Retorno (G - A - Y): Brasil
- Riacho: Portugal
- Rumos Novos: Portugal
- World Organization of Homossexual Catholics
Moradas do espírito
- Agência Ecclesia: informação
- Aquele que habita os céus sorri
- Catholics for Choice
- Centro de Reflexão Cristã
- Comunidade de Taizé
- CUPAV
- Essejota: juventude
- Evangelho quotidiano: palavra
- Fundação Betânia
- Fundação Evangelização e Culturas
- Igreja do Convento de São Domingos
- JuFra: Juventude Franciscana
- Juventude Hospitaleira
- Juventude Operária Católica
- Juventude: Patriarcado de Lisboa
- Lugar Sagrado
- Metanoia
- Monjas Dominicanas do Lumiar
- Nós Somos Igreja
- Patriarcado de Lisboa
- Pax Christi
- Pray-as-you-go|Passo-a-rezar
- Religion on line: Cultura Notícias Religião
- Religion Today Festival Cinema
- Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
- Toques de Deus: blogue
- Trento na Língua: blogue ecuménico
Moradas LGBT
- 19: notícias e cultura
- adolescente gay
- advocate: notícias
- AMPLOS: associação de mães e pais pela liberdade de orientação sexual
- as aventuras de mark
- direitos fundamentais LGBT
- film festival world
- gay load: filmes
- gay rights
- gay1: notícias
- homofobia já era: blogue brasileiro
- homomento: notícias
- ILGA
- leslie lohman: museum of gay and lesbian art
- LGBTQ Nation
- mas tu és tudo e tivesse eu casa passarias à minha porta
- não te prives
- portugal gay: notícias
- rede ex aequo
- um deus caído do olimpo
- uma outra face
Moradas do mundo
Moradas adultas
Mensagens mais visitadas nesta semana
-
Sexta-feira Santa Apesar de, no plano racional, me considerar ex-católico e profundamente céptico em relação a todas as religiões, a sex...
-
Perdoa-nos, pois não sabemos o que fazemos Estas semanas as imagens do rasto de morte e devastação do ciclone Idai em África deixam-nos...
-
Os jovens amantes dos deuses e dos heróis mitológicos parte V Os Amores de Apolo Apolo tornou-se o deus mais popular de toda a Gréci...
-
Quaresma: Regressar de todo o coração ao coração de Deus "A Palavra de Deus, no início do caminho quaresmal, dirige à Igreja e a ca...
-
PRECE Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado, Como quem deixa à porta o saco para o pão. Enche-o do que quiseres. Estou firme e pre...
-
José Frazão Correia fala da Igreja, do Papa, dos Jesuítas... Em entrevista, o líder dos jesuítas em Portugal, José Frazão Correia, lemb...
-
Pensar como Cristo "Jesus diz que a vinda do Filho do homem será «como foi nos dias de Noé». Mas que dias foram os de Noé? Eis a re...
-
O fotógrafo Konrad Helbig (1917-1986), depois da II Guerra Mundial (onde foi feito prisioneiro na antiga URSS) começa a estudar em particula...
-
Em Janeiro foi noticiado o artigo homofóbico publicado pela Revista da Ordem dos Médicos (lê-lo inteiro aqui ). Parece que este gerou respos...
-
Novo livro de Jean Vanier É depois de amanhã, dia 27 de Março às 21h na Capela do Rato, o lançamento do livro de Jean Vanier "Verd...