Igreja da SS.ma Trindade - Fátima Quinta-feira, 13 de Maio de 2010
Queridos irmãos e amigos,
Ouvistes Jesus dizer: «Vai e faz o mesmo» (Lc 10, 37). Recomenda-nos que façamos nosso o estilo do bom samaritano, cujo exemplo acaba de ser proclamado, ao aproximar-nos das situações carentes de ajuda fraterna. E qual é esse estilo? «É "um coração que vê". Este coração vê onde há necessidade de amor e actua em consequência» (Bento XVI, Enc. Deus caritas est, 31). Assim fez o bom samaritano. Jesus não se limita a recomendar; como ensinam os Santos Padres, o Bom Samaritano é Ele, que Se faz próximo de todos os homens e «derrama sobre as suas feridas o óleo da consolação e o vinho da esperança» (Missal Romano, Prefácio Comum VIII) e os conduz à estalagem, que é a Igreja, onde os faz tratar, confiando-os aos seus ministros e pagando pessoalmente de antemão pela cura. «Vai e faz o mesmo»! O amor incondicionado de Jesus que nos curou há-de converter-se em amor entregue gratuita e generosamente, através da justiça e da caridade, para vivermos com um coração de bom samaritano.
É com grande alegria que me encontro convosco neste lugar bendito que Deus escolheu para recordar à humanidade, através de Nossa Senhora, os seus desígnios de amor misericordioso. Saúdo com grande amizade cada pessoa aqui presente e as entidades a que pertencem, na diversidade de rostos unidos na reflexão das questões sociais e sobretudo na prática da compaixão, voltada para os pobres, os doentes, os presos, os sós e desamparados, as pessoas com deficiência, as crianças e os idosos, os migrantes, os desempregados e os sujeitos a carências que lhes perturbam a dignidade de pessoas livres. Obrigado, Dom Carlos Azevedo, pelo preito de união e fidelidade à Igreja e ao Papa que prestou tanto da parte desta assembleia da caridade como da Comissão Episcopal de Pastoral Social a que preside e que não cessa de estimular esta imensa sementeira de bem-fazer em Portugal inteiro. Cientes, como Igreja, de não poderdes dar soluções práticas a todos os problemas concretos, mas despojados de qualquer tipo de poder, determinados ao serviço do bem comum, estais prontos a ajudar e a oferecer os meios de salvação a todos.
Queridos irmãos e irmãs que operais no vasto mundo da caridade, «Cristo ensina-nos que "Deus é amor" (1 Jo 4, 8) e simultaneamente ensina-nos que a lei fundamental da perfeição humana e, consequentemente, também da transformação do mundo é o novo mandamento do amor. Portanto aqueles que crêem na caridade divina têm a certeza d’Ele que a estrada da caridade está aberta a todos os homens» (Conc. Ecum. Vaticano II, Const. Gaudium et spes, 38). O cenário actual da história é de crise sócio-económica, cultural e espiritual, pondo em evidência a oportunidade de um discernimento orientado pela proposta criativa da mensagem social da Igreja. O estudo da sua doutrina social, que assume como principal força e princípio a caridade, permitirá marcar um processo de desenvolvimento humano integral que adquira profundidade de coração e alcance maior humanização da sociedade (cf. Bento XVI, Enc. Caritas in veritate, 20). Não se trata de puro conhecimento intelectual, mas de uma sabedoria que dê sabor e tempero, ofereça criatividade às vias cognoscitivas e operativas para enfrentar tão ampla e complexa crise. Que as instituições da Igreja, unidas a todas as organizações não eclesiais, melhorem as suas capacidades de conhecimento e orientações para uma nova e grandiosa dinâmica que conduza para «aquela civilização do amor, cuja semente Deus colocou em todo o povo e cultura» (Ibid., 33).
Na sua dimensão social e política, esta diaconia da caridade é própria dos leigos, chamados a promover organicamente o bem comum, a justiça e a configurar rectamente a vida social (cf. Bento XVI, Enc. Deus caritas est, 29). Consta das vossas conclusões pastorais, resultantes de reflexões recentes, formar uma nova geração de líderes servidores. A atracção de novos agentes leigos para este campo pastoral merecerá certamente especial cuidado dos pastores, atentos ao futuro. Quem aprende de Deus Amor será inevitavelmente pessoa para os outros. Realmente, «o amor de Deus revela-se na responsabilidade pelo outro» (Bento XVI, Enc. Spe salvi, 28). Unidos a Cristo na sua consagração ao Pai, somos tomados pela sua compaixão pelas multidões que pedem justiça e solidariedade e, como o bom samaritano da parábola, esforçamo-nos por dar respostas concretas e generosas.
Muitas vezes, porém, não é fácil conseguir uma síntese satisfatória da vida espiritual com a acção apostólica. A pressão exercida pela cultura dominante, que apresenta com insistência um estilo de vida fundado sobre a lei do mais forte, sobre o lucro fácil e fascinante, acaba por influir sobre o nosso modo de pensar, os nossos projectos e as perspectivas do nosso serviço, com o risco de esvaziá-los da motivação da fé e da esperança cristã que os tinha suscitado. Os pedidos numerosos e prementes de ajuda e amparo que nos dirigem os pobres e marginalizados da sociedade impelem-nos a buscar soluções que estejam na lógica da eficácia, do efeito visível e da publicidade. E todavia a referida síntese é absolutamente necessária para poderdes, amados irmãos, servir Cristo na humanidade que vos espera. Neste mundo dividido, impõe-se a todos uma profunda e autêntica unidade de coração, de espírito e de acção.
No meio de tantas instituições sociais que servem o bem comum, próximas de populações carenciadas, contam-se as da Igreja Católica. Importa que seja clara a sua orientação de modo a assumirem uma identidade bem patente: na inspiração dos seus objectivos, na escolha dos seus recursos humanos, nos métodos de actuação, na qualidade dos seus serviços, na gestão séria e eficaz dos meios. A firmeza da identidade das instituições é um serviço real, com grandes vantagens para os que dele beneficiam. Passo fundamental, além da identidade e unido a ela, é conceder à actividade caritativa cristã autonomia e independência da política e das ideologias (cf. Bento XVI, Enc. Deus caritas est, 31 b), ainda que em cooperação com organismos do Estado para atingir fins comuns.
As vossas actividades assistenciais, educativas ou caritativas sejam completadas com projectos de liberdade que promovam o ser humano, na busca da fraternidade universal.
Aqui se situa o urgente empenhamento dos cristãos na defesa dos direitos humanos, preocupados com a totalidade da pessoa humana nas suas diversas dimensões. Exprimo profundo apreço a todas aquelas iniciativas sociais e pastorais que procuram lutar contra os mecanismos sócio-económicos e culturais que levam ao aborto e que têm em vista a defesa da vida e a reconciliação e cura das pessoas feridas pelo drama do aborto. As iniciativas que visam tutelar os valores essenciais e primários da vida, desde a sua concepção, e da família, fundada sobre o matrimónio indissolúvel de um homem com uma mulher, ajudam a responder a alguns dos mais insidiosos e perigosos desafios que hoje se colocam ao bem comum. Tais iniciativas constituem, juntamente com muitas outras formas de compromisso, elementos essenciais para a construção da civilização do amor.
Tudo isto bem se enquadra na mensagem de Nossa Senhora que ressoa neste lugar: a penitência, a oração, o perdão que visa a conversão dos corações. Esta é a estrada para se construir a referida civilização do amor, cujas sementes Deus lançou no coração de todo o homem e que a fé em Cristo Salvador faz germinar.
http://www.bentoxviportugal.pt/ficheiros/file/bentoxvi_pastoral_social_portugues.pdf
Pesquisar neste blogue
A diversidade na Igreja
"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.
A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.
A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.
Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?
A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.
A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.
Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?
Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja
Porquê este blogue?
Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!
Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.
Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.
Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.
Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.
Documentos em destaque no blogue
- Eles são católicos, homossexuais e praticam: testemunhos na Pública
- Viver como cristãos a condição homossexual
- Carta sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais
- O Caminho das pedras: artigo do Expresso sobre hom...
- Deus bem-me-quer
- "Eu posso crer no amanhã" Discurso em Ética da Reciprocidade: Líderes Religiosos LGBTI em diálogo na ONU | "We can face tomorrow" Speech on Ethics of Reciprocity: UN Dialogue of LGBTI Religious Leaders
- Carta ao Sínodo da Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas
- Rumos da discussão eclesial sobre a questão gay, p...
- Considerações sobre os projectos de Reconhecimento Legal das Uniões entre pessoas homossexuais: um documento de 2003 (Congregação para a Doutrina da Fé, Vaticano)
- Entrevista Exclusiva do Papa Francisco às revistas dos Jesuítas por P. Antonio Spadaro S.J.
- Um estudo da realidade da Homossexualidade em Portugal
- Glossário LGBTI de A a Z
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Porque estou aqui
Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.
Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.
Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.
Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.
Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.
Este blogue também é teu
São benvindos os comentários, as perguntas, a partilha de reflexões e conhecimento, as ideias.
Envia o link do blogue a quem achas que poderá gostar e/ou precisar.
Se não te revês neste blogue, se estás em desacordo com tudo o que nele encontras, não és obrigado a lê-lo e eu não sou obrigado a publicar os teus comentários. Haverá certamente muitos outros sítios onde poderás fazê-lo.
Envia o link do blogue a quem achas que poderá gostar e/ou precisar.
Se não te revês neste blogue, se estás em desacordo com tudo o que nele encontras, não és obrigado a lê-lo e eu não sou obrigado a publicar os teus comentários. Haverá certamente muitos outros sítios onde poderás fazê-lo.
Queres falar?
Podes escrever-me directamente para
rioazur@gmail.com
ou para
laioecrisipo@gmail.com (psicologia)
Nota: por vezes pode demorar algum tempo a responder ao teu mail: peço-te compreensão e paciência. A resposta chegará.
rioazur@gmail.com
ou para
laioecrisipo@gmail.com (psicologia)
Nota: por vezes pode demorar algum tempo a responder ao teu mail: peço-te compreensão e paciência. A resposta chegará.
Os textos e as imagens
Os textos das mensagens deste blogue têm várias fontes. Alguns são resultados de pesquisas em sites, blogues ou páginas de informação na Internet. Outros são artigos de opinião do autor do blogue ou de algum dos seus colaboradores. Há ainda textos que são publicados por terem sido indicados por amigos ou por leitores do blogue. Muitos dos textos que servem de base às mensagens foram traduzidos, tendo por vezes sofrido cortes. Outros textos são adaptados, e a indicação dessa adaptação fará parte do corpo da mensagem. A maioria dos textos não está escrita segundo o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, pelo facto do autor do blogue não o conhecer de forma aprofundada.
As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.
As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.
As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.
As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.
Contribuidores
Amigos do blogue
Arquivo do blogue
-
▼
2010
(369)
-
▼
maio
(10)
- Identidade sexual...o que é, e o que não é!
- É arriscado escrever sobre estas coisas. Não estão...
- Encontro com as Organizações da Pastoral Social: D...
- Encontro com o mundo da Cultura: Discurso da Papa ...
- Bento XVI e o mundo da cultura
- Extremo ocidental - por ocasisão da visita de Bent...
- Museus e palácios com acesso gratuito
- debate em Maio
- Livro
- A homossexualidade à luz dos tempos...
-
▼
maio
(10)
Outras moradas
- Changing Attitude: Internacional; Anglicana
- Changing Attitude: Reino Unido; Anglicana
- Communauté du Christ Libérateur (CCL): Bélgica; Protestante
- Courage: Reino Unido; Evangélica
- Cristianos Gays: Espanha
- David & Jonathan: França; Ecuménica
- Dignity USA: EUA; Católica
- Diversidade Católica: Brasil
- Gay Católico: Brasil
- Gays Catolicos: Brasil
- Global Network of Rainbow Catholics
- Jesus in Love
- La Fonte: Itália
- Muro Pequeno
- New Ways Ministry
- Retorno (G - A - Y): Brasil
- Riacho: Portugal
- Rumos Novos: Portugal
- World Organization of Homossexual Catholics
Moradas do espírito
- Agência Ecclesia: informação
- Aquele que habita os céus sorri
- Catholics for Choice
- Centro de Reflexão Cristã
- Comunidade de Taizé
- CUPAV
- Essejota: juventude
- Evangelho quotidiano: palavra
- Fundação Betânia
- Fundação Evangelização e Culturas
- Igreja do Convento de São Domingos
- JuFra: Juventude Franciscana
- Juventude Hospitaleira
- Juventude Operária Católica
- Juventude: Patriarcado de Lisboa
- Lugar Sagrado
- Metanoia
- Monjas Dominicanas do Lumiar
- Nós Somos Igreja
- Patriarcado de Lisboa
- Pax Christi
- Pray-as-you-go|Passo-a-rezar
- Religion on line: Cultura Notícias Religião
- Religion Today Festival Cinema
- Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
- Toques de Deus: blogue
- Trento na Língua: blogue ecuménico
Moradas LGBT
- 19: notícias e cultura
- adolescente gay
- advocate: notícias
- AMPLOS: associação de mães e pais pela liberdade de orientação sexual
- as aventuras de mark
- direitos fundamentais LGBT
- film festival world
- gay load: filmes
- gay rights
- gay1: notícias
- homofobia já era: blogue brasileiro
- homomento: notícias
- ILGA
- leslie lohman: museum of gay and lesbian art
- LGBTQ Nation
- mas tu és tudo e tivesse eu casa passarias à minha porta
- não te prives
- portugal gay: notícias
- rede ex aequo
- um deus caído do olimpo
- uma outra face
Moradas do mundo
Moradas adultas
Mensagens mais visitadas nesta semana
-
Sexta-feira Santa Apesar de, no plano racional, me considerar ex-católico e profundamente céptico em relação a todas as religiões, a sex...
-
PRECE Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado, Como quem deixa à porta o saco para o pão. Enche-o do que quiseres. Estou firme e pre...
-
Perdoa-nos, pois não sabemos o que fazemos Estas semanas as imagens do rasto de morte e devastação do ciclone Idai em África deixam-nos...
-
Os jovens amantes dos deuses e dos heróis mitológicos parte V Os Amores de Apolo Apolo tornou-se o deus mais popular de toda a Gréci...
-
Quaresma: Regressar de todo o coração ao coração de Deus "A Palavra de Deus, no início do caminho quaresmal, dirige à Igreja e a ca...
-
José Frazão Correia fala da Igreja, do Papa, dos Jesuítas... Em entrevista, o líder dos jesuítas em Portugal, José Frazão Correia, lemb...
-
Pensar como Cristo "Jesus diz que a vinda do Filho do homem será «como foi nos dias de Noé». Mas que dias foram os de Noé? Eis a re...
-
O fotógrafo Konrad Helbig (1917-1986), depois da II Guerra Mundial (onde foi feito prisioneiro na antiga URSS) começa a estudar em particula...
-
Em Janeiro foi noticiado o artigo homofóbico publicado pela Revista da Ordem dos Médicos (lê-lo inteiro aqui ). Parece que este gerou respos...
-
Novo livro de Jean Vanier É depois de amanhã, dia 27 de Março às 21h na Capela do Rato, o lançamento do livro de Jean Vanier "Verd...
Categorias
11/9
(1)
2011
(1)
25 de Abril
(1)
3ª idade
(1)
5ª feira Santa
(1)
abandono
(3)
abdicar
(1)
abertura
(4)
aborto
(3)
abraão
(1)
abraço
(1)
abstinencia sexual
(2)
abusos
(4)
acção
(4)
aceitação
(4)
acolhimento
(19)
acompanhamento
(3)
açores
(1)
acreditar
(1)
acrobacia
(1)
activismo
(2)
activistas
(2)
actores
(1)
actos dos apostolos
(1)
actualidade
(85)
adão e eva
(1)
adesão
(1)
adeus
(2)
adilia lopes
(2)
administrativo
(1)
admiração
(1)
adolescentes
(1)
adopção
(15)
advento
(15)
afecto
(3)
africa
(21)
África
(1)
africa austral
(1)
africa do sul
(8)
ágape
(1)
agenda
(2)
agir
(1)
agressividade
(1)
água
(2)
alan gendreau
(1)
alegorias
(1)
alegria
(11)
aleluia
(1)
alemanha
(15)
alentejo
(3)
alerta
(1)
alexandra lucas coelho
(1)
Alexandre Quintanilha
(1)
alimento
(1)
alma
(4)
almada
(1)
alteridade
(2)
alternativo
(9)
amadeo de sousa cardoso
(1)
amantes
(2)
amargura
(1)
américa
(5)
américa central
(1)
américa latina
(10)
AMI
(1)
amigo
(3)
amizade
(4)
amnistia internacional
(2)
amor
(54)
amplos
(2)
androginia
(1)
andrógino
(1)
angelo rodrigues
(1)
angola
(2)
animal
(3)
anjos
(8)
anselmo borges
(2)
anti-semitismo
(1)
antigo testamento
(15)
antiguidade
(1)
antónio ramos rosa
(3)
antropologia
(1)
anunciação
(2)
anuncio
(1)
ao encontro
(1)
aparência
(1)
aparições
(2)
apatia
(1)
API
(1)
apocalipse
(1)
apócrifos
(2)
apoio psicologico
(1)
apolo
(2)
apóstola
(1)
apóstolos
(1)
apple
(1)
aprender
(1)
aproximar
(1)
aquiles
(1)
ar livre
(1)
arabes
(1)
arabia saudita
(2)
arbitro
(1)
arco-iris
(4)
argélia
(4)
argentina
(9)
arquétipo
(1)
arquitectura
(9)
arrependimento
(1)
arte contemporanea
(18)
arte e cultura
(322)
arte sacra
(59)
artes circences
(1)
artes plásticas e performativas
(32)
artista
(2)
arvo pärt
(6)
árvore de natal
(1)
ascensão
(1)
asia
(9)
asilo
(2)
assassinato
(1)
assembleia
(2)
assexuado
(3)
assexual
(1)
assexualidade
(2)
assintomático
(1)
associação do planeamento da família
(1)
associações
(1)
astronomia
(1)
ateliers
(1)
atenção
(5)
atender
(1)
ateu
(2)
atletas
(2)
australia
(6)
autoconhecimento
(1)
autodeterminação de género
(2)
autonomia
(1)
autoridade
(2)
avareza
(1)
ave-maria
(2)
avô
(1)
azul
(1)
bach
(6)
bairro de castro
(1)
baixa
(1)
banal
(1)
banco alimentar
(3)
bancos
(2)
bandeira
(2)
baptismo
(1)
baptizado
(2)
barcelona
(5)
barroco
(3)
basquetebol
(1)
beatificação
(2)
beatos
(1)
beckham
(1)
beijo
(4)
beja
(1)
bela e o monstro
(1)
beleza
(18)
bélgica
(2)
belgrado
(1)
belo
(5)
bem
(5)
bem estar
(1)
bem-aventuranças
(3)
ben sira
(1)
beneditinos
(2)
bento xvi
(35)
berlim
(5)
berlusconi
(1)
best-sellers
(1)
bethania
(2)
betos
(1)
bi
(1)
bíblia
(45)
bibliografia
(1)
bicha
(1)
bienal
(1)
bifobia
(1)
bigood
(1)
bill viola
(1)
binarismo
(1)
biografias
(28)
biologia
(4)
bispos
(10)
bissexualidade
(9)
bizantina
(1)
bjork
(1)
blogue informações
(44)
bloguer
(1)
blogues
(2)
blondel
(1)
boa nova
(1)
boa vontade
(1)
bom
(1)
bom pastor
(1)
bom samaritano
(1)
bombeiro
(1)
bondade
(2)
bonecas
(1)
bonhoeffer
(2)
bose
(5)
botswana
(1)
boxe
(2)
braga
(2)
brasil
(15)
brincadeira
(1)
brincar
(1)
brinquedos
(2)
britten
(1)
budismo
(2)
bullying
(5)
busca
(1)
buxtehude
(1)
cadaver
(1)
calcutá
(1)
calendário
(3)
calvin klein
(1)
caminhada
(1)
caminho
(5)
campanha de prevenção
(1)
campanha de solidariedade
(6)
campo de concentração
(3)
cancro
(2)
candidiase
(1)
candomblé
(1)
canonização
(2)
cantico dos canticos
(3)
canticos
(2)
canto
(1)
cantores
(2)
capela do rato
(11)
capelania
(1)
capitalismos
(1)
caraíbas
(3)
caravaggio
(4)
carcavelos
(1)
cardaes
(1)
carência
(1)
caridade
(7)
caritas
(2)
carlos de foucauld
(1)
carmelitas
(2)
carnaval
(1)
carne
(1)
carpinteiro
(1)
carta
(15)
carta pastoral
(2)
casa das cores
(1)
casais
(17)
casamento
(61)
casamento religioso
(1)
castidade
(3)
castigo
(1)
catacumbas
(1)
catalunha
(3)
catarina mourão
(1)
catástrofes
(1)
catecismo
(3)
catolica
(1)
catolicismo
(26)
causas
(1)
CD
(1)
cegueira
(1)
ceia
(1)
celebração
(3)
celibato
(9)
censos
(3)
censura
(2)
centralismo
(1)
cep
(1)
cepticismo
(1)
céu
(1)
chamamento
(1)
chapitô
(1)
charamsa
(1)
charles de foucauld
(1)
chatos
(1)
chechénia
(1)
chemin neuf
(1)
chicotada
(1)
chile
(2)
china
(3)
chirico
(1)
chorar
(1)
ciclone
(1)
cidade
(2)
ciência
(2)
cig
(1)
cimeira
(3)
cinema
(41)
cinemateca
(1)
cinzas
(1)
ciparisso
(1)
circo
(1)
cisgénero
(1)
civismo
(1)
clamidia
(1)
clarice lispector
(1)
clarissas
(1)
clausura
(3)
clericalismo
(3)
clero
(5)
cliché
(1)
co-adopção
(3)
coccopalmerio
(1)
cockinasock
(2)
cocteau
(2)
código penal
(2)
colaborador
(1)
colegialidade
(1)
colegio cardenalicio
(2)
colégio militar
(1)
colóquio
(2)
colossenses
(1)
combate
(1)
comemoração
(2)
comentário
(1)
coming out
(1)
comissão justiça e paz
(1)
comodismo
(1)
compaixão
(3)
companhia de jesus
(11)
comparação
(1)
complexidade
(1)
comportamento
(2)
composição
(1)
compromisso
(1)
comunhão
(18)
comunicação
(2)
comunidade
(3)
comunidade bahai
(1)
comunidades
(3)
conceitos
(15)
concertos
(18)
concílio
(1)
condenação
(8)
conferência
(15)
conferencia episcopal portuguesa
(2)
confessar
(1)
confiança
(4)
confissão
(3)
conformismo
(1)
conhecer
(2)
conjugal
(1)
consagrado
(2)
consciência
(4)
consumo
(1)
contabilidade
(1)
contemplação
(5)
contos
(1)
contracepção
(1)
convergencia
(1)
conversão
(3)
conversas
(1)
convivência
(2)
cópia
(1)
copta
(1)
coração
(5)
coragem
(4)
coreia do norte
(1)
cores
(1)
corintios
(1)
corita kent
(1)
coro
(1)
corpo
(19)
corpo de Deus
(2)
corporalidade
(2)
corrupção
(1)
corrymeela
(1)
cracóvia
(1)
crença
(1)
crente
(1)
creta
(1)
criação
(5)
crianças
(8)
criatividade
(1)
crime
(8)
criquete
(1)
crise
(8)
crisipo
(2)
cristãos lgbt
(1)
cristianismo
(41)
cristiano ronaldo
(2)
crítica
(15)
crossdresser
(2)
CRS
(2)
cruz
(11)
cuba
(1)
cuidado
(1)
cuidar
(2)
culpa
(4)
culto
(2)
cupav
(2)
cura
(2)
curia
(1)
curiosidade
(6)
cursos
(4)
CVX
(1)
dádiva
(3)
dador
(2)
dadt
(8)
daltonismo
(1)
dança
(7)
Daniel Faria
(4)
daniel radcliffe
(2)
daniel sampaio
(1)
danielou
(1)
dar
(3)
dar a vida
(12)
dar sangue
(2)
Dark Hourses
(1)
David
(8)
david lachapelle
(3)
deficiência
(1)
defuntos
(1)
delicadeza
(1)
democracia
(1)
dependências
(1)
deportação
(1)
deputados
(1)
desânimo
(1)
desassossego
(3)
descanso
(1)
descentralização
(1)
descobrir
(1)
desconfiança
(1)
descrentes
(1)
descriminalização
(4)
desejo
(5)
desemprego
(1)
desenho
(12)
deserto
(3)
desfile
(1)
desilusão
(2)
desordenado
(1)
despedida
(1)
desperdicio
(1)
despojar
(1)
desporto
(34)
detecção
(1)
Deus
(50)
deuses
(1)
dia
(1)
dia mundial dos pobres
(1)
diaconado
(1)
diácono
(1)
diálogo
(9)
diálogo interreligioso
(7)
diferenças
(3)
dificuldade
(1)
dignidade
(2)
dinamarca
(1)
dinamismo
(1)
dinheiro
(1)
direcção espiritual
(1)
direito
(30)
direito laboral
(1)
direitos humanos
(51)
direitos lgbt
(9)
discernimento
(1)
discípulas
(1)
discípulos
(1)
discriminação
(29)
discurso
(2)
discussão
(5)
disforia de género
(1)
disney
(2)
disparidade
(1)
disponibilidade
(1)
ditadura
(1)
diversidade
(8)
divindade
(2)
divisão
(2)
divorciados
(4)
divórcio
(3)
divulgação
(1)
doação
(1)
doadores
(1)
doclisboa
(1)
documentários
(3)
documentos
(1)
doença
(2)
dogma
(1)
dois
(1)
dom
(10)
dom helder câmara
(1)
dom manuel martins
(2)
dom pio alves
(1)
doma
(1)
dominicanas
(3)
dominicanos
(6)
donativos
(1)
dons
(1)
dor
(4)
dos homens e dos deuses
(1)
dostoievsky
(1)
doutores da igreja
(2)
doutrina da fé
(2)
doutrina social
(5)
drag
(2)
drag queens
(2)
dst
(2)
dureza
(1)
e-book
(1)
eckart
(2)
eclesiastes
(3)
eco
(1)
ecologia
(6)
economia
(7)
ecos
(1)
ecumenismo
(14)
edith stein
(3)
educação
(7)
efémero
(1)
efeminação
(1)
efeminado
(2)
egipto
(2)
ego
(1)
egoismo
(1)
elite
(1)
emas
(1)
embrião
(1)
emoção
(1)
empatia
(1)
emprego
(10)
enciclica
(2)
encontro
(16)
ensaios
(11)
ensino
(1)
entrevista
(15)
entrudo
(1)
enzo bianchi
(2)
equipa
(1)
equipamentos
(1)
erasmo de roterdão
(1)
erotismo
(3)
escandalo
(2)
escândalo
(2)
esclarecimento
(1)
escócia
(1)
escolas
(5)
escolha
(2)
escravatura
(1)
escultura
(8)
escuridão
(1)
escuta
(7)
esgotamento
(1)
esmola
(1)
espaço
(3)
espanha
(10)
espanto
(1)
esparta
(1)
espectáculos
(1)
espera
(6)
esperança
(3)
esperma
(4)
espermatezoide
(1)
espírito
(4)
Espírito Santo
(4)
espiritualidade
(100)
esquecer
(1)
estar apaixonado
(1)
estatística
(13)
estética
(3)
estoril
(2)
estrangeiro
(2)
estrelas
(1)
estudos
(20)
estupro
(1)
eternidade
(1)
ética
(3)
etty hillesum
(4)
eu
(5)
EUA
(39)
eucaristia
(11)
eugenio de andrade
(4)
eurico carrapatoso
(8)
europa
(45)
eutanásia
(1)
evangelho
(19)
evangelização
(2)
évora
(1)
ex-padre
(1)
exclusão social
(2)
exegese
(1)
exemplo
(3)
exercicios espirituais
(2)
exército
(12)
exibicionismo
(2)
exílio
(1)
exodus
(1)
exposição
(1)
exposições
(13)
ezequiel
(1)
f-m
(1)
f2m
(1)
facebook
(4)
fado
(1)
falar
(1)
falo
(2)
falocratismo
(1)
faloplastia
(1)
família
(36)
famílias de acolhimento
(1)
famosos
(18)
fardo
(1)
fariseismo
(1)
fátima
(4)
favela
(1)
fé
(22)
fé e cultura
(5)
fecundidade
(2)
feio
(1)
felicidade
(1)
feminino
(4)
feminismo
(3)
fernando pessoa
(2)
festa
(2)
festival
(11)
fiat
(1)
fidelidade
(4)
FIFA
(4)
figuras
(11)
filho pródigo
(1)
filhos
(3)
filiação
(1)
filipinas
(1)
filmes
(27)
filoctetes
(1)
filosofia
(4)
finlandia
(1)
firenze
(2)
flagelação
(1)
flaubert
(1)
flauta
(2)
floresta
(1)
fome
(3)
fontana
(2)
força
(1)
forças armadas
(2)
formação
(3)
fotografia
(41)
fr roger de taizé
(3)
fra angelico
(1)
fracasso
(1)
fragilidade
(5)
frança
(9)
franciscanos
(1)
francisco de sales
(1)
francisco I
(78)
francisco tropa
(1)
françoise dolto
(2)
fraqueza
(1)
fraternidade
(4)
frederico lourenço
(5)
freira
(3)
frescos
(1)
freud
(2)
frio
(2)
fronteira
(2)
ftm
(1)
fundacao evangelizacao culturas
(3)
fundamentalismos
(1)
funeral
(1)
futebol
(16)
futebol americano
(1)
futuro
(3)
galileu
(1)
galiza
(1)
ganancia
(1)
gandhi
(2)
ganimedes
(2)
gastronomia
(2)
gaudi
(4)
gaudium et spes
(2)
gay
(112)
gay lobby
(3)
gaydar
(1)
gayfriendly
(2)
género
(25)
generosidade
(1)
genes
(1)
genesis
(3)
genética
(4)
genital
(1)
geografia
(1)
gestos
(1)
gilbert baker
(1)
ginásio
(1)
global network of rainbow catholics
(1)
glossário
(15)
gnr
(2)
GNRC
(1)
goethe
(1)
gomorra
(2)
gonorreia
(1)
gozo
(2)
gratuidade
(3)
gravura
(1)
grécia
(1)
grécia antiga
(9)
grit
(1)
grün
(1)
grupos
(1)
gula
(1)
gulbenkian
(3)
habitação
(1)
haiti
(1)
harvey milk
(1)
hasbro
(1)
havai
(1)
heidegger
(1)
helbig
(1)
hellen keller
(1)
hemisfério sul
(1)
henri de lubac
(1)
héracles
(1)
herança
(1)
heresia
(1)
hermafrodita
(2)
hermafroditismo
(2)
herpes genital
(1)
heterofobia
(1)
heteronormatividade
(1)
heterosexuais
(5)
heterosexualidade
(3)
heterossexismo
(2)
hierarquia
(34)
hilas
(1)
hildegarda de binden
(1)
hildegarda de bingen
(1)
hinos
(1)
hipocrisia
(3)
história
(42)
história da igreja
(1)
Hitler
(1)
holanda
(5)
holocausto
(2)
homem
(14)
homenagem
(2)
homilia
(6)
homoafetividade
(7)
homoerotismo
(14)
homofobia
(65)
homoparentalidade
(3)
homossexualidade
(150)
honduras
(1)
hormonas
(1)
hospitais
(1)
hospitalidade
(4)
HPV
(1)
HSH
(3)
humanidade
(5)
humildade
(6)
humor
(9)
hysen
(2)
icone gay
(9)
icones
(4)
iconografia
(1)
idade
(1)
idade média
(2)
idealização
(1)
identidade
(13)
ideologia do género
(2)
idiota
(1)
idolatria
(2)
idolos
(1)
idosos
(1)
ignorância
(2)
igreja
(156)
igreja anglicana
(7)
igreja episcopal
(2)
igreja lusitana
(1)
igreja luterana
(2)
igreja presbiteriana
(1)
igualdade
(9)
II guerra mundial
(7)
ikea
(2)
ILGA
(10)
iluminismo
(1)
iluminuras
(1)
ilustração
(1)
imaculada conceição
(1)
imigração
(2)
imitação
(1)
impaciencia
(1)
impotência
(1)
imprensa
(53)
inácio de loyola
(1)
incarnação
(4)
incerteza
(1)
inclusão
(5)
incoerência
(1)
inconsciente
(1)
indemnização
(1)
india
(2)
indiferença
(1)
individuo
(1)
infalibilidade
(1)
infancia
(1)
infância
(2)
infecção
(1)
infertilidade
(1)
infinito
(1)
informática
(1)
ingenuidade
(1)
inglaterra
(3)
iniciativas
(1)
inimigos
(3)
injustiça
(1)
inocentes
(1)
inquérito
(1)
inserção social
(1)
instinto
(1)
instrumentos musicais
(1)
integração
(2)
inteligencia
(1)
inter-racial
(1)
intercessão
(1)
intercultural
(2)
interior
(4)
internacional
(3)
internet
(1)
interpretação
(1)
interrogação
(1)
intersexualidade
(5)
intolerância
(2)
inutilidade
(1)
inveja
(1)
investigação
(4)
invocação
(1)
invocar
(1)
iolau
(1)
irão
(1)
irlanda
(6)
irmão
(2)
irmão luc
(1)
irmãos de jesus
(1)
irmãs de jesus
(1)
irreverencia
(1)
isaias
(2)
islandia
(1)
islão
(12)
isolamento
(1)
israel
(2)
IST
(3)
italia
(5)
jacinto
(1)
jacob
(3)
jacopo cardillo
(1)
jacques berthier
(1)
james alison
(4)
james martin
(4)
jantar
(1)
japão
(1)
jardim
(1)
jasão
(1)
jean vanier
(1)
jejum
(2)
Jeová
(1)
jeremias
(1)
jerusalem
(1)
jesuitas
(3)
jesus cristo
(49)
JMJ
(8)
joana de chantal
(1)
João
(8)
joao climaco
(1)
joao paulo II
(8)
joão XXIII
(2)
job
(2)
jogos
(2)
jogos olimpicos
(2)
jonas
(1)
Jonatas
(5)
jorge sousa braga
(1)
jornadas
(1)
jornalismo
(2)
josé de arimateia
(1)
josé frazão correia
(1)
jovens
(7)
judaismo
(9)
judas
(4)
jung
(2)
justiça
(21)
juventude
(5)
kenose
(1)
kitsch
(3)
krzystof charamsa
(1)
l'arche
(1)
ladrão
(1)
lady Gaga
(2)
lagrimas
(2)
lágrimas
(1)
laicidade
(2)
laio
(2)
lançamento
(1)
lázaro
(1)
lazer
(2)
LD
(1)
lectio divina
(1)
lei
(25)
lei da blasfémia
(1)
leigos
(3)
leigos para o desenvolvimento
(1)
leiria
(1)
leituras
(37)
lenda
(1)
leonardo da vinci
(1)
lésbica
(48)
lev tolstoi
(1)
Levinas
(1)
levitico
(2)
levítico
(2)
lgbt
(74)
lgbti
(20)
liberdade
(8)
libertinagem
(1)
liderança
(3)
limpeza
(1)
linguagem
(2)
lisboa
(83)
literalidade
(1)
literatura
(4)
lituania
(1)
liturgia
(6)
livrarias
(2)
livros
(36)
ljungberg
(2)
londres
(1)
Lopes-Graça
(1)
loucura
(1)
lourdes castro
(4)
loures
(1)
louvor
(2)
lua
(1)
lubrificante
(1)
lucas
(5)
lucian freud
(1)
luiz cunha
(1)
luta
(5)
luto
(3)
luxemburgo
(1)
luz
(2)
m-f
(1)
M2F
(1)
macbeth
(1)
machismo
(4)
macho
(2)
madeleine delbrel
(1)
madre teresa de calcuta
(9)
madureira
(1)
mãe
(1)
mães
(7)
mafra
(1)
magdala
(2)
magia
(1)
magnificat
(8)
magrebe
(1)
mal
(2)
malasia
(2)
man
(1)
mandamentos
(1)
manifestação
(1)
manuel alegre
(1)
manuel cargaleiro
(1)
manuel clemente
(4)
manuel graça dias
(1)
manuel linda
(1)
manuel neuer
(2)
maori
(1)
mãos dadas
(2)
marcelo rebelo de sousa
(1)
marcha
(5)
marcos
(1)
Maria
(18)
maria de lourdes belchior
(1)
maria madalena
(4)
maria-rapaz
(1)
marinheiros
(1)
marketing
(1)
marrocos
(2)
martha medeiros
(1)
martin luther king
(1)
martini
(2)
mártir
(5)
martírio
(3)
masculinidade
(10)
masculino
(1)
mastectomia
(1)
masturbação
(2)
matéria
(1)
maternal
(1)
maternidade
(1)
mateus
(7)
matrimónio
(1)
mattel
(1)
mecenas
(2)
media
(2)
mediação
(1)
médicos
(2)
medio oriente
(2)
meditacao
(8)
medo
(9)
meia-idade
(1)
melancolia
(1)
membro
(1)
memória
(1)
memorial
(1)
mendigo
(1)
menino
(4)
menores
(2)
mensagem
(2)
menstruação
(1)
mentira
(1)
mercado
(1)
mesa
(1)
mestrado
(1)
metafora
(1)
metanoia
(1)
méxico
(3)
michael stipe
(2)
Michelangelo
(2)
Michele de Paolis
(2)
micronesia
(1)
migrante
(1)
miguel esteves cardoso
(2)
milão
(1)
mimesis
(1)
mineiros
(2)
minimalismo
(1)
ministerio publico
(1)
minorias
(1)
minorias étnicas
(1)
mira schendel
(1)
misericordia
(3)
misericórdia
(3)
misoginia
(1)
missa
(7)
missão
(4)
missionarias da caridade
(1)
missionário
(3)
mistério
(3)
mística
(6)
mitcham
(2)
mito
(3)
mitologia
(8)
mitos
(2)
moçambique
(4)
moda
(5)
modelos
(8)
modernidade
(2)
moina bulaj
(1)
moldavia
(1)
monge
(4)
monogamia
(1)
monoparentalidade
(1)
montenegro
(1)
montserrat
(1)
monumentos
(1)
morada
(1)
moral
(6)
moralismo
(1)
morte
(25)
mosteiro
(1)
movimento civico
(1)
movimento gay
(1)
MRAR
(1)
MSV
(1)
MTF
(1)
mudança
(1)
mudança de nome
(1)
mudança de sexo
(6)
mulheres
(19)
mundial
(3)
mundo
(148)
munique
(1)
murais
(1)
muro pequeno
(2)
musculos
(1)
museus
(11)
musica
(2)
música
(87)
musical
(1)
namoro
(3)
nan goldin
(1)
não crentes
(2)
não-violência
(1)
narciso
(2)
natação
(1)
natal
(43)
natividade
(3)
NATO
(3)
natureza
(5)
naufrago
(1)
nauru
(1)
nazis
(5)
newman
(1)
nigeria
(1)
nobel
(2)
noé
(1)
nómada
(1)
nome
(5)
nomeação
(1)
nós somos igreja
(2)
nossa senhora
(1)
nota imprensa
(1)
notícias
(2)
nova iorque
(2)
nova zelandia
(2)
novelas
(1)
novo testamento
(5)
nudez
(20)
numero
(1)
núncio apostólico
(1)
NY
(1)
o nome da rosa
(1)
obediência
(1)
objectivos milénio
(1)
obra
(14)
obstáculos
(1)
oceania
(1)
ocupação
(1)
ódio
(5)
ofensa
(1)
oferta
(1)
olhar
(4)
olho
(1)
olimpicos
(2)
olimpo
(1)
omnissexualidade
(1)
ONU
(14)
opinião
(157)
oportunidades
(3)
optimismo
(2)
opus gay
(2)
oração
(59)
oração comum
(2)
oração do nome
(1)
orar
(3)
ordem de cister
(2)
ordem dos advogados
(1)
ordem dos médicos
(6)
ordenação de gays
(5)
ordenação de mulheres
(8)
orgão
(3)
orgia gay
(1)
orgulho gay
(7)
orientação
(12)
oriente
(1)
origem
(2)
orlando cruz
(1)
ortodoxia
(2)
oscar romero
(1)
ousar
(1)
outro
(2)
ovideo
(1)
ovocitos
(1)
ovulo
(1)
paciencia
(1)
pacificador
(1)
pacífico
(3)
pacifista
(2)
padraig o tuama
(1)
padre
(22)
padre antónio vieira
(1)
padres
(2)
padres casados
(1)
padres da igreja
(1)
padres do deserto
(2)
paganismo
(1)
pai
(7)
pai natal
(1)
pai-nosso
(2)
pais
(6)
pais de gales
(2)
paixão
(15)
palácios
(1)
palavra
(8)
palestina
(1)
palestra
(1)
paneleiro
(1)
pansexualidade
(1)
papas
(41)
papel da mulher
(11)
papiloma
(1)
paquistão
(1)
paradas
(3)
parágrafo 175
(2)
paraíso
(3)
parcialidade
(1)
parentalidade
(4)
paridade
(2)
paris
(7)
parlamento
(3)
paróquias lgbt
(1)
participação
(2)
partilha
(8)
pascal
(3)
páscoa
(4)
pasolini
(2)
pastoral da saúde
(1)
pastoral homossexual
(27)
pastoral trans
(2)
pastoral universitária
(2)
paternal
(1)
paternidade
(3)
patinagem
(3)
patio dos gentios
(2)
patriarca
(1)
património
(5)
pátroclo
(1)
paul claudel
(4)
paulo
(5)
paulo VI
(1)
pausanias
(1)
paz
(12)
pecado
(7)
pederasta
(1)
pederastia
(1)
pedir
(1)
pedofilia
(10)
pedra
(1)
pedro arroja
(1)
pélope
(1)
pena
(4)
pénis
(1)
penitência
(5)
pensamentos
(3)
pensão
(1)
pentecostes
(2)
perdão
(6)
peregrinação
(1)
peregrino russo
(1)
perfeição
(2)
pergunta
(2)
periferias
(4)
perigo
(1)
perplexidade
(1)
perseguição
(1)
perseverança
(1)
pessimismo
(2)
pessoa
(8)
petição
(2)
piano
(1)
piedade
(1)
pina bausch
(3)
pink narcisus
(1)
pintura
(15)
piolho-da-pubis
(1)
pirítoo
(1)
pistas
(1)
pluralidade
(1)
pobreza
(14)
poder
(1)
poesia
(53)
poitiers
(1)
polémica
(4)
poliamor
(1)
policia
(3)
polissexualidade
(1)
política
(50)
polo aquatico
(1)
polónia
(1)
pontes
(1)
pontificado
(1)
pontífices
(1)
POP art
(1)
população
(1)
pornodependencia
(1)
pornografia
(2)
portas
(1)
porto
(9)
porto rico
(1)
portugal
(115)
poseidon
(1)
povo de Deus
(3)
praia
(1)
prática
(2)
prazer
(4)
prece
(3)
preconceito
(3)
pregador
(1)
prémios
(12)
presença
(2)
presentes
(1)
presépios
(5)
preservativo
(12)
presidente
(3)
prevenção
(1)
pride
(1)
primavera
(3)
primeiros cristãos
(1)
principes
(1)
prisão
(3)
priscilla
(1)
procriacao
(3)
procura
(4)
professores
(1)
projecto
(1)
prostituição
(4)
prostituta
(2)
protagonista
(1)
provisório
(1)
próximo
(5)
psicanálise
(1)
psicologia
(16)
psicoterapia
(1)
psiquiatria
(1)
publicidade
(4)
pudor
(1)
qatar
(4)
quaintance
(1)
quakers
(1)
quaresma
(35)
queer
(7)
quenia
(1)
questionário
(1)
quotidiano
(2)
racial
(1)
racismo
(4)
radcliffe
(2)
rahner
(1)
rainhas
(1)
ranking
(1)
rapto
(2)
raul brandão
(1)
rauschenberg
(1)
razão
(2)
realidade
(5)
recasados
(3)
reciclar
(5)
reciprocidade
(1)
recolha de alimentos
(1)
recolhimento
(1)
reconciliação
(5)
rede ex aequo
(8)
redes sociais
(5)
refeição
(1)
reflexão
(61)
reforma
(3)
refugiados
(3)
registo civil
(2)
reino de Deus
(2)
reino unido
(14)
reis
(9)
relação
(14)
relatórios
(2)
religião
(18)
religion today
(1)
religiosidade
(3)
religioso
(2)
REM
(2)
Renascimento
(1)
renúncia
(1)
repetição
(1)
repouso
(1)
repressão
(1)
reproducao
(2)
república
(1)
republica checa
(1)
respeito
(3)
respiração
(1)
responsabilidade
(2)
ressurreição
(2)
restauro
(1)
retiro
(10)
retrato
(4)
reutilizar
(5)
rezar
(2)
Richard Zimler
(1)
ricky cohete
(1)
ricky martin
(4)
ricos
(1)
rigidez
(1)
rilke
(4)
rimbaud
(2)
riqueza
(1)
rival
(1)
rodin
(1)
roma
(3)
romance
(1)
romanos
(1)
romenia
(1)
rosa
(6)
rosa luxemburgo
(1)
rosto
(1)
rothko
(1)
rotina
(1)
roupa interior
(1)
rufus wainwright
(5)
rugby
(4)
rui chafes
(2)
rumos novos
(4)
russia
(4)
ryan james caruthers
(1)
s. bento
(7)
s. valentim
(1)
sábado santo
(1)
sabedoria
(2)
sacerdócio
(2)
sacerdotes
(1)
sacerdotisas
(2)
sacramentos
(4)
sacro
(1)
sagrada família
(5)
sagrado
(7)
sahara ocidental
(3)
sair
(2)
sair do armario
(19)
salmos
(5)
salvação
(5)
Samuel
(1)
sanção
(1)
sangue
(1)
santa catarina
(1)
santa cecilia
(1)
santa hildegarda
(1)
santa sé
(2)
santa teresa de avila
(2)
santarem
(4)
santas
(2)
santegidio
(1)
santidade
(8)
santo agostinho
(3)
santo ambrosio
(1)
santo antonio
(1)
santos
(18)
são cristóvão
(1)
sao francisco
(7)
sao joao
(1)
São José
(2)
sao juliao
(1)
sao tomas de aquino
(1)
sao tome e principe
(1)
sapatas
(1)
sapatos
(1)
saramago
(1)
sartre
(1)
saúde
(26)
Saul
(1)
schütz
(1)
seamus heaney
(1)
sebastião
(9)
séc XX
(1)
secura
(1)
sede
(10)
sedução
(1)
segurança
(2)
sem-abrigo
(2)
semana santa
(7)
semen
(1)
seminários
(5)
sensibilidade
(1)
sensibilização
(1)
sentença
(1)
sentidos
(4)
sentimentos
(2)
sepulcro
(1)
sepultura
(1)
ser
(3)
ser humano
(3)
ser solidário
(44)
sermões
(5)
serralves
(1)
servia
(2)
serviço
(8)
setúbal
(3)
sexismo
(2)
sexo
(10)
sexo biológico
(2)
sexo seguro
(2)
sexta feira santa
(2)
sexualidade
(23)
shakespeare
(1)
sic
(1)
sicilia
(1)
sida
(20)
sífilis
(1)
sightfirst
(1)
silêncio
(12)
sim
(1)
símbolos
(2)
simone weil
(4)
simplicidade
(3)
singapura
(1)
singularidade
(1)
sínodo
(5)
sintomas
(1)
sintomático
(1)
sobrevivente
(1)
sobreviver
(1)
sociedade
(89)
sociologia
(1)
sodoma
(3)
sodomia
(2)
sofrimento
(13)
solicitude
(1)
solidão
(13)
solidariedade
(4)
sondagem
(10)
sonhos
(2)
Sophia
(8)
st patrick
(1)
steven anderson
(1)
stockhausen
(1)
stölzel
(1)
stonewall
(2)
submissão
(1)
sudário
(1)
suécia
(4)
suicidio
(5)
sul
(1)
surrealismo
(1)
susan sontag
(1)
sustentabilidade
(1)
taborda
(1)
tabu
(2)
taizé
(6)
talentos
(1)
tapeçaria
(1)
tavener
(6)
TDOR
(1)
teatro
(14)
teatro do ourives
(1)
tebas
(1)
tecnologia
(3)
tel aviv
(1)
televisão
(2)
templo
(2)
tempo
(4)
temps d'images
(1)
tenebrismo
(1)
tentação
(2)
teologia
(46)
teologia da libertação
(2)
teólogo
(2)
teoria do género
(1)
terceiro género
(1)
teresa benedita da cruz
(1)
teresa forcades
(1)
terras sem sombra
(1)
terrorismo
(1)
teseu
(1)
teste
(1)
testemunhas de jeová
(1)
testemunhos
(39)
testículos
(1)
textos
(2)
the king's singers
(1)
Thibirine
(2)
thomas merton
(2)
tibães
(1)
timor
(1)
timoteo
(1)
tocar
(1)
tolentino
(32)
tolerância
(5)
torres vedlas
(1)
tortura
(1)
trabalho
(6)
trabalho doméstico
(1)
tradição
(1)
traição
(1)
transexualidade
(22)
transfobia
(6)
transformista
(1)
transgender
(8)
transgeneridade
(1)
transgéneros
(3)
trapistas
(2)
travesti
(3)
travestismo
(3)
trevor hero
(1)
triângulo
(5)
tribunal
(4)
tricomoniase
(1)
Trindade
(3)
trinidad e tobago
(1)
tristeza
(2)
troca
(1)
troilo
(1)
tu
(2)
turim
(1)
turismo
(2)
turquia
(3)
ucrania
(2)
uganda
(6)
últimos
(1)
umberto eco
(1)
umiliana
(1)
unção
(1)
UNESCO
(1)
união
(15)
único
(1)
unidade
(7)
unitaristas
(1)
universal
(1)
universidade
(2)
universo
(1)
utero
(1)
útil
(1)
vaidade
(3)
valores
(2)
vanitas
(1)
vaticano
(48)
vaticano II
(12)
vazio
(1)
velhice
(3)
veneza
(3)
vento
(1)
verdade
(10)
vergonha
(1)
via sacra
(10)
vício
(1)
vida
(64)
vida dupla
(1)
vidas consagradas
(5)
video
(39)
vieira da silva
(1)
vigarice
(1)
vigiar
(2)
vih/hiv
(19)
vingança
(1)
vintage
(1)
violação
(4)
violência
(9)
violência doméstica
(1)
VIP
(1)
virgindade
(1)
viril
(2)
virilidade
(1)
vírus
(1)
viseu
(1)
visibilidade
(2)
visitação
(1)
visitas
(7)
visões
(1)
vitimas
(2)
vítor melícias
(1)
vitorino nemésio
(1)
vitrais
(1)
viver junto
(2)
vocação
(5)
voluntariado
(10)
von balthasar
(2)
vontade
(2)
voyeur
(1)
warhol
(1)
whitman
(1)
wiley
(1)
wrestling
(1)
xenofobia
(4)
youtube
(1)
yves congar
(1)
zeus
(1)
Já tinha ficado com esta ideia quando simplesmente ouvi o discurso, mas agora que o li, tenho a certeza...qualquer semelhança entre este discurso e as notícias na comunicação social acerca do mesmo são pura coincidência...a julgar pelos telejornais dos vários canais, parece que o Papa só falou do aborto e do casamento homossexual...
ResponderEliminarQuando leio: " As iniciativas que visam tutelar os valores essenciais e primários (...) da família, fundada sobre o matrimónio indissolúvel de um homem com uma mulher, ajudam a responder a alguns dos mais insidiosos e perigosos desafios que hoje se colocam ao bem comum. Tais iniciativas constituem,(...), elementos essenciais para a construção da civilização do amor." aclarasse-me a questão, que me é imperiosa e pungente: será que o amor, como meio e valor de construção de uma civilização (resultado de partilha, ponto de chegada e partida) compreende uma só forma de familia - espaço da criação e de partilha do amor ? Será que fora do formulário consentido, a familia, fruto do amor e fonte de amor, já não o é ? Será que amputar a possibilidade do amor a dois seres que se amam e que se querem amar em familia, promove a civilização do amor ? Será que a diferença de genero institui a familia e a sua identidade exclui o amor ? FS
ResponderEliminar