Pesquisar neste blogue
A diversidade na Igreja
A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.
A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.
Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?
Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja
Porquê este blogue?
Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.
Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.
Documentos em destaque no blogue
- Eles são católicos, homossexuais e praticam: testemunhos na Pública
- Viver como cristãos a condição homossexual
- Carta sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais
- O Caminho das pedras: artigo do Expresso sobre hom...
- Deus bem-me-quer
- "Eu posso crer no amanhã" Discurso em Ética da Reciprocidade: Líderes Religiosos LGBTI em diálogo na ONU | "We can face tomorrow" Speech on Ethics of Reciprocity: UN Dialogue of LGBTI Religious Leaders
- Carta ao Sínodo da Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas
- Rumos da discussão eclesial sobre a questão gay, p...
- Considerações sobre os projectos de Reconhecimento Legal das Uniões entre pessoas homossexuais: um documento de 2003 (Congregação para a Doutrina da Fé, Vaticano)
- Entrevista Exclusiva do Papa Francisco às revistas dos Jesuítas por P. Antonio Spadaro S.J.
- Um estudo da realidade da Homossexualidade em Portugal
- Glossário LGBTI de A a Z
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Ministra defende que gays podem ser doadores de sangue
Depois de no ano passado ter sido gerada alguma confusão sobre se os homens que tivessem sexo com homens podiam ou não doar sangue e o Ministério da Saúde ter vindo defender a teoria que não havia nenhuma discriminação eis que nas últimas semanas a situação tornou-se ainda mais confusa.
A Assembleia da República aprovou em Abril uma recomendação no sentido de permitir a doação por parte de homens homossexuais. No entanto o Jornal de Notícias de 26 de Julho anunciava que o Ministério da Saúde não iria tomar nenhuma medida neste sentido. Esta é aliás a posição defendia pelo presidente do Instituto Português do Sangue, Gabriel Olim, que se mostra frontalmente contra a eliminação nos questionários feitos aos potenciais dadores sobre se sendo homens tiveram sexo no passado com outros homens. Pelo contrário o Coordenador Nacional da Comissão para o VIH/SIDA Prof. Doutor Henrique Barros já veio a público defender que o que é preciso questionar é sobre os comportamentos específicos e que o sexo de quem se teve sexo com não deveria ser factor de exclusão.
Mas eis que agora, Ana Jorge, Ministra da Saúde veio a público indicar que os serviços do Ministério da Saúde vão reforçar as recomendação aos locais de colheita de sangue para que expurguem os inquéritos a preencher pelos dadores de quaisquer questões relativas à orientação sexual. Esta foi a reacção da ministra da Saúde quando confrontada com um formulário utilizado recentemente no Hospital de Santo António, no Porto, em que aparece a questão: “Se é homem, alguma vez teve relações sexuais com outro homem?”.
"Do inquérito constam apenas perguntas relacionadas com o comportamento das pessoas, independentemente de serem homo, hetero ou bissexuais", insistiu a governante em declarações aos media referindo-se a um modelo de inquérito preparado pelo Ministério mas que não estará em utilização em todos os locais neste momento.
Resta saber quanto tempo irá demorar até que as recomendações "reforçadas" sejam postas em prática e se não irão ser utilizados outros métodos para excluir homens homossexuais da doação de sangue.
http://www.portugalgay.com/news/290710A/portugal:_ministra_defende_que_gays_podem_ser_doadores_de_sangue
Homossexuais honrados no sul de Espanha
mais informações em castelhano
http://www.cristianosgays.com/
Ley de vagos y maleantes
http://es.wikipedia.org/wiki/Ley_de_vagos_y_maleantes
Ley sobre peligrosidad y rehabilitación social
http://es.wikipedia.org/wiki/Ley_sobre_peligrosidad_y_rehabilitaci%C3%B3n_social
quinta-feira, 29 de julho de 2010
O direito fundamental do descanso
Olho à minha volta e para a minha vida dos últimos tempos: trabalho há sete anos e há sete anos passo recibos verdes. Não sei o que é um subsídio de férias, um 13º mês ou até um subsídio de desemprego...
Há tanta gente nesta situação. Caminhamos para uma circunstância completamente absurda, descabida e que sempre considerámos bizarra; lembro-me de ouvir relatos deste género: "os chineses nem sequer têm férias! Que horror! É mesmo uma escravatura!"
Lembrei-me de partilhar esta reflexão para que, quem vai de férias, não deixe de viver a realidade e não feche a sua consciência e coração ao que o nosso próximo vive. O descanso deveria ser um direito fundamental do ser humano. Deus, que nos criou à sua imagem e semelhança, também descansou.
A quem pode ir de férias: não se esqueçam de as gozar bem. Tirem delas o que de melhor têm, sem esquecer uma atitude responsável para com a natureza e construtiva nos laços humanos. Descansem e mantenham os sentidos bem abertos... e cometam alguns excessos, claro!
Tempo de pausa
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Podem gays ser padres?
segunda-feira, 26 de julho de 2010
O calendário gay católico oficial
Padres gays: qual é a surpresa?
O problema não é o facto em si, que causa espanto e escândalo. O problema está na base da forma como os seminários lidam com a sexualidade e a psicologia. Enquanto o celibato for obrigatório para o clero é urgente que haja um sério discernimento e amadurecimento das vocações. Enquanto um seminarista homossexual não puder assumir a sua condição e decidir livremente se quer viver o celibato ou não, e no caso de querer ser celibatário ser aceite e assumir as consequências desta escolha para o seu ministério, haverá muitos casos de homossexualidade "activa" no seio do clero da Igreja.
A hierarquia da Igreja permite estas vidas duplas, ouso dizer, pois é um terreno bastante discreto para se viver a sexualidade activamente e o tabú em que a homossexualidade se esconde - pois não se fala dela - perpetua gerações de padres moralmente arrogantes que têm medo dos seus próprios sentimentos e do seu corpo.
A pressão na panela pode ser mantida por um tempo, mas a tampa acaba por se destapar.
Anexo a notícia em relação a este tema que correu a imprensa dos últimos dias.
Vidas duplas. As noites romanas dos padres gay
por Mariana de Araújo Barbosa, Publicado em 24 de Julho de 2010 no jornal I
Revista italiana publica reportagem sobre vidas duplas que envolve padres da Igreja Católica com relacionamentos homossexuais
Vinte dias, uma câmara oculta e filmagens dos locais de maior concentração de homossexuais na capital italiana. Roma serviu de cenário à reportagem "As noites loucas dos padres gay", publicada na revista "Panorama", que está a causar polémica por envolver a Igreja Católica em novo escândalo sexual.
O jornalista Carmelo Abbate - acompanhado por um cúmplice gay que o aconselhava a cada passo - percorreu locais habitualmente frequentados por homossexuais na capital italiana, infiltrando-se em ambientes e registando com uma câmara oculta tudo o que viu. O resultado foi a exposição de sacerdotes com uma vida dupla: de dia padres, de noite homens perfeitamente integrados no ambiente homossexual da capital italiana.
"Não pretendemos escandalizar, mas queremos demonstrar que não se trata de um caso isolado: existe uma comunidade de sacerdotes que se sujeita a determinados comportamentos", explicou o director da revista "Panorama", Giorgio Mulé. Além da reportagem, o responsável da revista escreveu o editorial com o título "A dupla vida dos padres gay: temos nomes, apelidos e moradas".
Ao pormenor
A reportagem inclui as histórias de três padres. Paul, 35 anos, francês, é o que mais dá nas vistas: no momento do encontro com Carmelo Abbate estava a dançar seminu num bar gay no bairro de Testaccio. As fotografias da festa são publicadas na revista e o encontro com o jornalista contado ao pormenor. À saída do bar, o padre Paul convida o jornalista da "Panorama" para o acompanhar até casa; Abbate aceita.
Apesar da polémica, o Vaticano ainda não comentou o conteúdo da reportagem, mas as regras da Igreja Católica proíbem que os homossexuais activos entrem nos seminários e aí estudem.
Sem surpresa
A capa da revista é clara: "Por quase um mês documentou vícios e perversões de sacerdotes insuspeitos numa vida dupla.
"Mas a revelação não apanhou desprevenidas as associações que representam as comunidades homossexuais. A realidade, segundo referem, já era conhecida por todos. "Que muitos padres sejam homossexuais à procura de sexo, incluindo sexo pago, com outros homens, não é nenhuma novidade", reagiu Aurelio Mancuso, da associação Arcigay, acrescentando que ele próprio já teve experiências. "Eu mesmo, há uns 15 anos, tive uma história com um bispo."
http://www.ionline.pt/conteudo/70538-vidas-duplas-as-noites-romanas-dos-padres-gay
http://www.guardian.co.uk/world/2010/jul/24/catholic-church-gay-priests-exposed
A nova Irlanda
por Agência Lusa, Publicado em 19 de Julho de 2010
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Uma carta aberta de Hans Küng
A Igreja e os Homossexuais
Conta como orador com o padre jesuíta Luís Corrêa Lima, doutorado em História e professor catedrático da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Quando? dia 29 de Julho de 2010; recepção às 21h, conferência às 21h30 e debate às 22h30
Onde? Hotel Ibis Lisboa - Saldanha, sala Almirante Reis (Av. Casal Ribeiro, 23)
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Na fronteira de Deus e do Mundo
A sondagem aberta deste blogue
terça-feira, 20 de julho de 2010
Aproveitar o céu aberto
http://www.viverlisboa.org/?page_id=7383
Inatel - Festa do Cinema 2010
http://www.inatel.pt/topimagecontent.aspx?menuid=39
http://ncs.pt/outjazz.php
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Contra a Homofobia
Em França, para o ano 2010, o Ministério da Saúde e dos Desportos encarou como uma prioridade a luta contra a homofobia. Há uma série de 5 curtas que são mostradas nas escolas. Para quem percebe francês aqui vai uma delas e, em baixo, o link deste projecto Jeune et Homo sous le regard des autres com material que pode servir a quem se interessa por esta questão (o site está muito bem feito). Este filme chama-se Basket et Maths.
http://www.le-regard-des-autres.fr/
e ainda o link de outra das curtas
domingo, 11 de julho de 2010
Viver por amor
Hoje quero partilhar convosco uma das mais belas páginas de música escritas no século XX. O autor é o compositor francês Francis Poulenc. A obra chama-se Les Dialogues des Carmelites e trata-se da cena final da ópera. Poulenc inspirou-se no texto homónimo de Georges Bernanos que se inspira no facto real do martírio de todas as freiras de um convento francês na altura da Revolução Francesa. Poulenc é conhecido pela sua conversão tardia e por muitas obras de música sacra, de uma intensidade espiritual pouco vulgar no século passado. A cena final é uma Salve Regina para coro feminino, em que, uma a uma, as vozes vão desaparecendo à medida que as guilhotinas (simuladas pelos instrumentos da orquestra) vão caindo e matando as religiosas. Por fim, a noviça que tinha fugido antes da prisão das suas irmãs, regressa para junto delas.
Para mim, esta é a ópera mais espiritual de todos os tempos e é muito difícil ficar indiferente a esta entrega da vida por amor.
Alternativo: Turismo com Voluntariado
Ensino à distância
http://www.ucp.pt/site/custom/template/ucptplfac.asp?SSPAGEID=2765&lang=1&artigoID=4345
www.ft.lisboa.ucp.pt (Ensino a Distância / Síntese Catequética Avançada)
música jazz sobre o Tejo
http://us1.campaign-archive.com/?u=605760f48c90eedc9dde1faa5&id=c54e05ae95&e=efa8f0146d
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Óp'ra de arte
O soprano de coloratura francês Nathalie Dessay (conhecida pelos seus sobre-agudos) interpreta "O Zittre Nicht", famosa ária da ópera Flauta Mágica de Mozart.
A ópera é um espectáculo que por excelência concilia várias artes. Gosto particularmente desta encenação.
Quem disse que a morte tem de ser a preto e branco?
O cemitério local, conhecido como o Cemitério Alegre, difere da esmagadora maioria de locais semelhantes no mundo.
As centenas de lápides são um mar de cores vivas, onde predomina o azul. Esculpidas em madeira, as lápides contêm poemas que sintetizam a forma como viveu, ou como morreu, a pessoa que lá se encontra sepultada."
Porque estou aqui
Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.
Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.
Este blogue também é teu
Envia o link do blogue a quem achas que poderá gostar e/ou precisar.
Se não te revês neste blogue, se estás em desacordo com tudo o que nele encontras, não és obrigado a lê-lo e eu não sou obrigado a publicar os teus comentários. Haverá certamente muitos outros sítios onde poderás fazê-lo.
Queres falar?
rioazur@gmail.com
ou para
laioecrisipo@gmail.com (psicologia)
Nota: por vezes pode demorar algum tempo a responder ao teu mail: peço-te compreensão e paciência. A resposta chegará.
Os textos e as imagens
As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.
As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.
Contribuidores
Amigos do blogue
Arquivo do blogue
-
▼
2010
(369)
-
▼
julho
(23)
- Contador de visitas
- Ministra defende que gays podem ser doadores de sa...
- Homossexuais honrados no sul de Espanha
- O direito fundamental do descanso
- Tempo de pausa
- Podem gays ser padres?
- O calendário gay católico oficial
- ...
- Padres gays: qual é a surpresa?
- A nova Irlanda
- Uma carta aberta de Hans Küng
- A Igreja e os Homossexuais
- Na fronteira de Deus e do Mundo
- A sondagem aberta deste blogue
- Aproveitar o céu aberto
- Contra a Homofobia
- Viver por amor
- Alternativo: Turismo com Voluntariado
- Ensino à distância
- Ser peregrino é...
- música jazz sobre o Tejo
- Óp'ra de arte
- Quem disse que a morte tem de ser a preto e branco?
-
▼
julho
(23)
Outras moradas
- Changing Attitude: Internacional; Anglicana
- Changing Attitude: Reino Unido; Anglicana
- Communauté du Christ Libérateur (CCL): Bélgica; Protestante
- Courage: Reino Unido; Evangélica
- Cristianos Gays: Espanha
- David & Jonathan: França; Ecuménica
- Dignity USA: EUA; Católica
- Diversidade Católica: Brasil
- Gay Católico: Brasil
- Gays Catolicos: Brasil
- Global Network of Rainbow Catholics
- Jesus in Love
- La Fonte: Itália
- Muro Pequeno
- New Ways Ministry
- Retorno (G - A - Y): Brasil
- Riacho: Portugal
- Rumos Novos: Portugal
- World Organization of Homossexual Catholics
Moradas do espírito
- Agência Ecclesia: informação
- Aquele que habita os céus sorri
- Catholics for Choice
- Centro de Reflexão Cristã
- Comunidade de Taizé
- CUPAV
- Essejota: juventude
- Evangelho quotidiano: palavra
- Fundação Betânia
- Fundação Evangelização e Culturas
- Igreja do Convento de São Domingos
- JuFra: Juventude Franciscana
- Juventude Hospitaleira
- Juventude Operária Católica
- Juventude: Patriarcado de Lisboa
- Lugar Sagrado
- Metanoia
- Monjas Dominicanas do Lumiar
- Nós Somos Igreja
- Patriarcado de Lisboa
- Pax Christi
- Pray-as-you-go|Passo-a-rezar
- Religion on line: Cultura Notícias Religião
- Religion Today Festival Cinema
- Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
- Toques de Deus: blogue
- Trento na Língua: blogue ecuménico
Moradas LGBT
- 19: notícias e cultura
- adolescente gay
- advocate: notícias
- AMPLOS: associação de mães e pais pela liberdade de orientação sexual
- as aventuras de mark
- direitos fundamentais LGBT
- film festival world
- gay load: filmes
- gay rights
- gay1: notícias
- homofobia já era: blogue brasileiro
- homomento: notícias
- ILGA
- leslie lohman: museum of gay and lesbian art
- LGBTQ Nation
- mas tu és tudo e tivesse eu casa passarias à minha porta
- não te prives
- portugal gay: notícias
- rede ex aequo
- um deus caído do olimpo
- uma outra face
Moradas do mundo
Moradas adultas
Mensagens mais visitadas nesta semana
-
Sexta-feira Santa Apesar de, no plano racional, me considerar ex-católico e profundamente céptico em relação a todas as religiões, a sex...
-
Perdoa-nos, pois não sabemos o que fazemos Estas semanas as imagens do rasto de morte e devastação do ciclone Idai em África deixam-nos...
-
Os jovens amantes dos deuses e dos heróis mitológicos parte V Os Amores de Apolo Apolo tornou-se o deus mais popular de toda a Gréci...
-
Quaresma: Regressar de todo o coração ao coração de Deus "A Palavra de Deus, no início do caminho quaresmal, dirige à Igreja e a ca...
-
PRECE Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado, Como quem deixa à porta o saco para o pão. Enche-o do que quiseres. Estou firme e pre...
-
José Frazão Correia fala da Igreja, do Papa, dos Jesuítas... Em entrevista, o líder dos jesuítas em Portugal, José Frazão Correia, lemb...
-
Pensar como Cristo "Jesus diz que a vinda do Filho do homem será «como foi nos dias de Noé». Mas que dias foram os de Noé? Eis a re...
-
O fotógrafo Konrad Helbig (1917-1986), depois da II Guerra Mundial (onde foi feito prisioneiro na antiga URSS) começa a estudar em particula...
-
Em Janeiro foi noticiado o artigo homofóbico publicado pela Revista da Ordem dos Médicos (lê-lo inteiro aqui ). Parece que este gerou respos...
-
Novo livro de Jean Vanier É depois de amanhã, dia 27 de Março às 21h na Capela do Rato, o lançamento do livro de Jean Vanier "Verd...