Hoje quero partilhar convosco uma das mais belas páginas de música escritas no século XX. O autor é o compositor francês Francis Poulenc. A obra chama-se Les Dialogues des Carmelites e trata-se da cena final da ópera. Poulenc inspirou-se no texto homónimo de Georges Bernanos que se inspira no facto real do martírio de todas as freiras de um convento francês na altura da Revolução Francesa. Poulenc é conhecido pela sua conversão tardia e por muitas obras de música sacra, de uma intensidade espiritual pouco vulgar no século passado. A cena final é uma Salve Regina para coro feminino, em que, uma a uma, as vozes vão desaparecendo à medida que as guilhotinas (simuladas pelos instrumentos da orquestra) vão caindo e matando as religiosas. Por fim, a noviça que tinha fugido antes da prisão das suas irmãs, regressa para junto delas.
Para mim, esta é a ópera mais espiritual de todos os tempos e é muito difícil ficar indiferente a esta entrega da vida por amor.
Primeiramente gostaria de agradecer ao carinho pelas palavras e apoio ao meu blog e claro não podia deixar de dizer o quão essa ópera é maravilhosa parabéns pelo post!
ResponderEliminar