Raymond Queneau (foto de Rui Martins) |
Tarefas infinitas. Quando a arte e o livro se ilimitam
A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, inaugurou esta sexta-feira a exposição “Tarefas Infinitas. Quando a arte e o livro se ilimitam”.
O curador, Paulo Pires do Vale, colaborador do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, apresenta uma exposição «remete para o diálogo infinito que a arte e o livro travam há séculos» a partir das coleções do Museu Gulbenkian e da Biblioteca de Arte.
«Ao longo do percurso expositivo, livros iluminados medievais surgem em diálogo com livros de artista contemporâneos, livros ilustrados do século XVII são exibidos junto a livros conceptuais do século XX e livros de horas confrontam-se com livros futuristas e livros de poesia visual», refere o texto de apresentação publicado no site da Fundação.
Ao construir estas «pontes improváveis», o comissário quis que esta não fosse «uma exposição de livros de artista mas antes um lugar de “ensaio” no sentido filosófico», permitindo «articular e gerar sentidos entre os objetos expostos e os processos, físicos e mentais, que lhes deram existência objetual», escreve João Castel-Branco Pereira, diretor do Museu Gulbenkian.
«De modo teatral o comissário da exposição simula hesitações e dúvidas na abordagem dos livros de artista, aplicando a figura da retórica clássica que é a aporia. E com esta estratégia nos convida a confrontar a tarefa ilimitada que é a da transmissão e desenvolvimento do conhecimento de nós e do mundo, através dos livros ou da interrogação do seu valor de existência», acrescenta.
São exibidas obras e livros de artistas como Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Hatherly, Vieira da Silva, Lurdes Castro, Alberto Carneiro, Fernando Calhau, Ed Ruscha, Filippo Marinetti, Stéphane Mallarmé, Jean-Luc Godard, William Kentridge, Gordon Matta-Clark, Lawrence Weiner, Bas Jan Adar, Diogo Pimentão, José Escada, John Latham, Robert Filliou, Christian Boltanski e Olafur Eliasson, entre outros.
in snpc
mais informação e imagens
http://www.snpcultura.org/tarefas_infinitas_quando_a_arte_e_o_livro_se_ilimitam_imagens.html
http://www.gulbenkian.pt/index.php?article=3728&langId=1&format=404
Sem comentários:
Enviar um comentário