Reconhecendo as minhas próprias limitações relativas a alguns conceitos utilizados ao falar de questões ligadas à comunidade LGBTI, resolvi partilhar com os leitores do blogue um glossário dos termos mais recorrentes. Esta publicação será faseada
"Conscientes dos efeitos de estereotipização e da tentativa de normalização, não se pretende com este glossário contribuir ainda mais para o aumento dessa problemática. Pretendemos apenas clarificar alguns conceitos básicos para que possamos todos/as falar a mesma língua."
Pansexual ou Omnissexual - pessoa que se sente atraída fisicamente, emocionalmente e psicologicamente por pessoas independentemente do seu sexo ou identidade de género. A pessoa pansexual não necessita identificar o género da outra para sentir atracção e rejeita a ideia de só existirem dois géneros. A sua orientação sexual é mais abrangente do que a dos bissexuais. Pansexualidade é considerada uma das identidades sexuais.
Pride (Gay Pride) – O mesmo que Orgulho Gay, conceito segundo o qual gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (LGBT) devem ter orgulho da sua orientação sexual e identidade de género. O movimento tem três premissas principais: que as pessoas se orgulhem pela sua orientação sexual e identidade de género; que a diversidade é uma dádiva; e que a orientação sexual e a identidade de género são inerentes ao indivíduo e não podem ser intencionalmente alteradas. (ler mais em Orgulho Gay)
Poliamor – o estado ou prática de manter várias relações (de carácter sexual ou emocional) em simultâneo, com o total conhecimento e consentimento de todas as pessoas envolvidas.
Polissexual – relativo a relações que, do ponto de vista sexual, não são monogâmicas mas onde não existe intimidade emocional.
Polissexual – relativo a relações que, do ponto de vista sexual, não são monogâmicas mas onde não existe intimidade emocional.
Ler mais sobre:
- Proliferação de novos termos ligados ao erotismo, à identidade sexual e à orientação sexual in Cambio21
- Glossário de termos e conceitos relativos ao Poliamor in More than two
Sem comentários:
Enviar um comentário