Anúncios Inclusivos
Há campanhas publicitárias que marcam uma geração, outras que são revolucionárias, provocadoras e/ou progressistas. O grupo IKEA surgiu em 1943, e não veio apenas revolucionar o mundo da decoração e do mobiliário mas também o da publicidade.
Em 1994 foi esta multinacional que, pela primeira vez, utilizou um casal gay como protagonista numa publicidade. (o vídeo pode ser visto AQUI). O anúncio fazia parte de uma campanha onde se procurou espelhar a diversidade da sociedade (um casal homossexual que pretende adoptar, uma mãe divorciada, um casal junto há pouco tempo e também pessoas solteiras).
Em 2011, com a abertura de uma nova loja em Itália, um cartaz surge com dois homens de mãos dadas segurando um saco de compras IKEA e com a frase "Estamos abertos a todas as famílias". O anúncio foi mal recebido, tanto por alguma opinião pública (a loja situa-se na conservadora Sicília), como por alguns meios de comunicação social menos isentos. (ler mais AQUI)
Em 2016, o catálogo do IKEA, voltou a integrar a fotografia de um casal homossexual inter-racial, na intimidade da sua casa. Uma vez mais os responsáveis pelo marketing do grupo apostam na inclusão e na diversidade como imagem de marca.
Ler mais:
Artigo em espanhol que fala sobre as sete campanhas do IKEA que fizeram história.
Sem comentários:
Enviar um comentário