Gestos que inspiram
Num mundo que anda à pressa, havia o risco de que o seu genuíno gesto de solidariedade não fosse compreendido e até visto como uma nova forma de decoração natalícia ou uma original instalação artística. Por isso, junto aos ramos de que pendem cachecóis de todos os aspetos, cores e fantasias, colocaram cartões em forma de coração que se dirigem diretamente a quem passa necessidade: «Tens frio? Leva-me. Eu aqueço-te». Uma mensagem simples mas profunda, educativa para as crianças e edificante para os adultos.
A ideia de prender os cachecóis para os colocar à disposição dos sem-abrigo chegou dos EUA, onde, em alguns locais, se tornou quase um hábito, ao início do inverno. Em Itália foi há algumas semanas experimentada em Bolonha, por parte de uma associação da cidade. Em Turim foram as crianças a pô-la em prática: os cachecóis dados pelas classes tornaram-se em poucos dias mais de 150. E já se acrescentaram alguns gorros."
Em Portugal esta ideia já foi posta em prática no ano passado pelos estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Esta e outras iniciativas estão divulgadas no site do Instituto (ver aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário