Bobby Yip/Reuters |
Qualquer equipamento desportivo numa grande competição desportiva entre nações tem sempre as cores do país. É o que acontece com a equipa de pólo aquático de Singapura que compete nos jogos asiáticos na China. O vermelho e o branco está lá e o crescente com cinco estrelas, mas o uso deste símbolo do país nos justos calções dos atletas está a chocar as mentes mais conservadoras desta cidade-estado asiática.
O governo de Singapura, que controla todos os usos da bandeira nacional, diz que não sancionou o uso deste símbolo nacional nos calções, que têm o crescente e as estrelas na parte da frente. "Nojento" foi um dos adjectivos usados por um leitor do jornal "Straits Times". "O crescente devia ter ficado mais ao lado", lamentou um membro da federação de natação de Singapura. Para já, acrescenta, vão continuar a usar os mesmos calções, porque não têm outros.
in publico.pt
A equipa de pólo aquático de Singapura pediu desculpas pelos calções de banho que usou nos Jogos Asiáticos. É que a meia lua da bandeira situava-se numa zona dos calções considerada pouco apropriada.
O governo considerou o episódio “lamentável”, justificando que “os elementos da bandeira têm de ser tratados com dignidade”. “Lamentamos profundamente se ofendemos alguém. Não era nossa intenção insultar o país”, referiu o responsável da equipa Samuel Wong.
A meia lua da bandeira é uma referência à nação jovem e próspera e não tem qualquer ligação com a fé islâmica, já que a cidade-Estado é, maioritariamente, budista.
in dezanove.pt
http://dezanove.pt/2010/11/30/uns-calcoes-de-banho-muito-pouco-apropriados-5695
Sem comentários:
Enviar um comentário