Papa diz que a Igreja deve questionar e reconhecer os seus erros
"Devemos questionar-nos sobre o que estava mal na nossa forma de definir o que é um cristão, o que fez com que tal coisa possa ter acontecido", afirmou Bento XVI perante os membros da Cúria Romana, com quem se reuniu para os votos de Natal.
Ratzinger insistia assim na necessidade de a Igreja questionar e assumir os seus erros de forma a que cessem os escândalos de pedofilia envolvendo homens do clero.
Ao fazer o balanço do ano que em breve termina, o Papa falou longamente da "humilhação" vivida pela Igreja e provocada pelos referidos escândalos. "Devemos acolher esta humilhação como a exortação à verdade e um apelo à renovação", disse e insistiu que a Igreja deve "questionar-se sobre o que pode fazer para reparar o mais possível (esta) injustiça e ser capaz de penitência".
Bento XVI, que se afirmou "transtornado" por tais escândalos, que atingiram uma dimensão "inimaginável", lamentou que o rosto da Igreja se tenha "coberto de poeira" precisamente durante o Ano Sacerdotal. Ratzinger tinha dedicado o período de Junho de 2009 a Junho de 2010 aos padres.
in dn.sapo.pt a 21 de Dezembro do 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário