E para quem não acreditava que existissem casais homossexuais "estáveis", aqui vão alguns números:
221 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em seis meses
Em seis meses realizaram-se, em Portugal, 221 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, segundo dados do Ministério da Justiça, divulgados à agência Lusa. De acordo com a mesma fonte governamental, dos 221 casamentos homossexuais realizados desde 7 de junho, 156 foram entre homens e 65 entre mulheres.
A juntar a estes somam-se os 202 casamentos realizados fora do país em que um cônjuge é cidadão português. Destes, 139 foram contraídos entre homens e 63 entre mulheres.
Nos consulados portugueses espalhados pelo mundo, em seis meses, realizaram-se 19 uniões homossexuais: 17 entre o sexo masculino e dois entre o sexo feminino.
A lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor a 31 de Maio último, tendo-se realizado o primeiro casamento a 7 de junho, entre Teresa Pires e Helena Paixão, que lutaram para que a união homossexual fosse possível em Portugal.
O polémico diploma só foi promulgado pelo Presidente da República a 17 de Maio, no penúltimo dia do prazo e após o fim da visita do Papa a Portugal.
Depois de ter submetido o diploma à fiscalização preventiva do Tribunal Constitucional - que o considerou constitucional -, Cavaco Silva acabaria por promulgar o diploma no Dia Mundial Contra a Homofobia, mas não se livrou de forte contesttação por parte de sectores conservadores. O mal-estar neste sectores gerou mesmo movimentações no sentido de apresentar um candidato alternativo às próximas eleições presidenciais.
Este diploma teve origem numa proposta do Governo e foi aprovado pelo Parlamento, com os votos favoráveis de PS, BE, PCP e PEV e contra do CDS-PP e do PSD, mas seis deputados sociais-democratas abstiveram-se.
PÚBLICO/Lusa
http://jornal.publico.pt/noticia/05-12-2010/221-casamentos-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-em-seis-meses-20764686.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário