Vi este filme italiano que recomendo vivamente aos leitores do moradas de deus. É genial como Uma família Moderna usa o humor para tocar em assuntos delicados, tabus, tradições, família, status, preconceitos, clichés e emoções. É uma sátira em que de bom grado se ri da e com a homossexualidade. A acção situa-se em Lecce, no Sul da Itália, numa micro-sociedade baseada em como os outros nos vêem e no que pensam de nós. Não faltam bisbilhotices e figuras caricatas mas credíveis, reacções e consequências, passado e presente e, claro, muita PASTA!
Cada vez mais os filmes italianos me interessam, pelo seu lado humano e vivencial, pela construção das personagens e pela sua ligação ao lado terreno das nossas vidas (terreno mas não banal!), pela forma como abordam os afectos e sentimentos e as relações entre os seres humanos (laços familiares, sociais e afectivos). E ainda que possa haver algumas semelhanças com factos verídicos (da nossa vida ou da de outros), não há nada mais saudável do que aprendermos a rir de nós próprios e das situações que de tão reais parecem absurdas.
Aproveitem para o ver, antes que saia das salas!
Título original: Mine Vaganti
De: Ferzan Ozpetek
Com: Riccardo Scamarcio, Nicole Grimaudo, Alessandro Preziosi
Género: Comédia, Drama
Classificacao: M/12
ITA, 2010, Cores, 113 min.
Passo a transcrever a sinopse do CineCartaz do Público (quem não quiser saber nada da história, não leia!):
"A família Cantone é uma ilustre e excêntrica família italiana, ligada à tradição das massas. Tommaso (Riccardo Scamarcio), o filho mais novo, está decidido a aproveitar a grande reunião familiar para revelar a todos a sua homossexualidade e assim prosseguir a sua vida em Roma, sem dramas nem segredos. Mas, no exacto momento em que pede a palavra, o seu irmão António (Alessandro Preziosi), sem se conseguir conter, faz a mesmíssima revelação. Enquanto a família fica petrificada com a notícia, o pai (Ennio Fantastichini) tem um ataque de coração e é levado para o hospital. Assim, com o pai enfermo e o irmão mais velho caído em desgraça, cabe a Tommaso carregar, sobre os ombros, a honra e o negócio da família. Mas é então que alguns dos seus amigos mais íntimos chegam de visita..."
site do filme:
http://www.minevaganti.net/
Sem comentários:
Enviar um comentário