Flauta de Rão Kyao interpreta liturgia católica
Rão Kyao associou-se aos 75 anos do Seminário de São Paulo de Almada (inaugurado em Outubro de 1935) e lançou o CD “Sopro de Vida – Ao ritmo da Liturgia”.
As 25 faixas são interpretados pela flauta de Rão Kyao, acompanhado ao órgão por Renato Silva Júnior.
No libreto que acompanha o CD, Rão Kyao explica a origem e os objetivos do projeto:
«Este CD é a concretização de um sonho: “Cantar”, numa gravação com a flauta, uma série de cânticos religiosos de grande profundidade melódica. O meu amigo Padre Rodrigo sugeriu-me para isso duas diretrizes:
Primeiro: coligir os temas escolhidos de acordo com a progressão do Ano Litúrgico: Advento, Natal, Epifania, Quaresma, Semana Santa, Paixão, Páscoa (Ressurreição, Ascensão e Pentecostes)... e, numa segunda parte, ordenar temas ao ritmo da celebração eucarística, com música para a entrada, aclamação da Palavra, ofertório, comunhão, ação de graças, cântico a Nossa Senhora e, no fim, um tema original, a parábola.
A segunda sugestão foi a de tocar temas exclusivamente de autores portugueses de várias épocas, para mais dar a conhecer a grande qualidade dos nossos compositores litúrgicos.
O ouvinte, se assim o desejar, tem ao seu alcance, no libreto, parte das letras dos respetivos temas para poder interiorizar melhor o ambiente e mensagem espirituais de cada um deles. (...).»
O CD, que conta com a produção musical de Rão Kyao e a produção executiva do padre José Rodrigo Mendes, foi gravado em novembro de 2010 na capela do Seminário de Almada.
Faixas do CD
I - Tempos litúrgicos: “Ó Adonai”; “Alegrem-se os céus e a terra” (popular); “Cantem, cantem os anjos (música de Manuel Faria); “Cristãos, alegria” (popular); “Eterno Pai”; “O Senhor salvou-me” (música de Carlos Silva); “Jesus tomou consigo” (música de Carlos Silva); “Dou-vos um mandamento novo (música de José Martins); “Toda a nossa Glória” (música de Manuel Luís); “Bendita e louvada seja a Paixão (popular); “Aleluia... Sou a Vida e a Verdade”; “O Senhor ressuscitou verdadeiramente” (música de António Cartageno); “Ressuscitou, Aleluia” (música de António Cartageno); “O Bom Pastor” (popular); “Aclamai Jesus Cristo (música de Fernando Silva); “Veneremos, adoremos” (Gregoriano)
II - Eucaristia: “Eu vi a Cidade Santa” (música de Ferreira dos Santos); “Aleluia Sou a Vida e a Verdade”; “Ó Deus de amor” (popular); “Pobres e fracos que somos (música de António Cartageno); “Fonte de água viva (música de António Aparício e António Cartageno); “Deus enviou ao mundo” (música de Manuel Luís); “Nem os olhos viram” (música de Carlos Silva); “Nesta hora sem igual” (música de Manuel Faria); "A parábola" (inspirado na parábola do Filho Pródigo).
In SNPC (no link abaixo pode-se escutar uma das faixas)
http://www.snpcultura.org/vol_flauta_rao_kyao_interpreta_musica_liturgica_catolica.html
Sem comentários:
Enviar um comentário