retrato de Caravaggio |
No moradasdedeus serão publicadas algumas mensagens acerca deste vulto incontornável da História da Arte. Quem foi Caravaggio? O que fez? O que ficou?
frame do filme Caravaggio |
A vida conturbada de Caravaggio
Foi um pintor italiano que trabalhou em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É identificado como artista Barroco, estilo do qual ele é o primeiro grande representante a nível da pintura. O nome Caravaggio, so seu nome artístico pelo qual ficou conhecido, era o nome da aldeia natal da sua família.
Durante a vida Caravaggio era considerado "enigmático, fascinante e perigoso". Nascido no Ducado de Milão, onde o seu pai, Fermo Merisi, era administrador e arquitecto-decorador do marquês de Caravaggio, Michelangelo Merisi surgiu na cena artística romana em 1600 e, desde então, nunca lhe faltaram comissões ou patronos/mecenas.
Porém ele lidou mal com o seu sucesso de maneira. Uma nota precocemente publicada a propósito dele, em 1604, descrevia o seu estilo de vida três anos antes: "após uma quinzena de trabalho, ele irá descansar por um mês ou dois com a espada a seu lado e um servo que o segue, de um salão de baile para outro, sempre pronto para se envolver nalguma luta ou discussão, de maneira que é bastante torpe acompanhá-lo." (Floris Claes van Dijk; Roma, 1601)
Considerado um boémio inconsequente, vivia com problemas com a polícia, sem dinheiro e andava à procura de brigas nos "pulgueiros" da cidade. Em 1606, matou um jovem durante uma briga e foge de Roma, com a cabeça a prémio. Passou por Nápoles, depois por Malta e pela Sicília, onde pintou telas de lirismo transfigurado, como: A ressurreição de Lázaro (Messina), na qual, sob o pavor de um imenso espaço vazio, um raio de luz rasante parece imobilizar o drama sagrado.
Em Malta (1608) envolveu-se noutra briga, e numa outra em Nápoles (1609) - possivelmente um atentado premeditado contra a sua vida devido às suas acções, por inimigos nunca identificados. No ano seguinte, após uma carreira de pouco mais do que uma década, Caravaggio morre, aos 38 anos.
Curiosidade:
A16 de junho de 2010, uma equipa de cientistas e universitários italianos do "Comité Caravaggio" anunciou a identificação dos restos mortais do pintor, graças a análises de DNA e de carbono-14.
Adaptado a partir de Wikipedia
Ler notícia da descoberta dos restos mortais do pintor (em francês)
Sem comentários:
Enviar um comentário