La Chapelle |
Pátio dos Gentios: Vaticano abre departamento para o diálogo entre crentes e não crentes
O Conselho Pontifício da Cultura (CPC) anunciou o arranque oficial de um novo departamento do Vaticano, denominado “Pátio dos Gentios”, que visa «favorecer o intercâmbio e o encontro» entre crentes e não crentes.
De acordo com um comunicado do organismo presidido pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi, esta «estrutura permanente» vai realizar a sua primeira iniciativa a 24 e 25 de março, em Paris.
Na capital francesa vão decorrer três colóquios sobre o tema “Religião, luz e razão comum”: na tarde do dia 24 de março na sede da UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura; na manhã de 25 de março na Universidade de Sorbonne; e à tarde na Academia de França.
Depois das sessões realiza-se uma “mesa-redonda" no Colégio dos Bernardinos, edifício histórico do século XIII.
O CPC anuncia ainda uma «festa» especialmente pensada para os mais jovens, tendo como tema “No pátio do Desconhecido”, que vai ter lugar na catedral de Notre Dame de Paris, a 25 de março, com “música, espetáculos e um encontro de reflexão”, seguindo-se uma vigília de oração e uma meditação.
O “Pátio dos Gentios” evoca o espaço homónimo que, no antigo Templo de Jerusalém, hospedava os não judeus.
O CPC, segundo as tarefas definidas em 1988 pelo Papa João Paulo II, tem como missão promover as relações entre a Santa Sé e o mundo da cultura, «a fim de que a civilização do homem se abra cada vez mais ao Evangelho, e os cultores das ciências, das letras e das artes se sintam reconhecidos pela Igreja como pessoas ao serviço da verdade, do bem e do belo».
por Octávio Carmo, in Agência Ecclesia
publicado por SNPC a 30 de Janeiro de 2011
Pátio dos Gentios
Sem comentários:
Enviar um comentário