Igreja da Reconciliação, em Taizé |
Queres encontrar um espaço para rezar no coração do bulício da capital?
Na mensagem anterior falei de Taizé. O centro de toda a espiritualidade desta comunidade monástica são as orações comunitárias. Em Portugal e um pouco por todo o mundo, há orações com cânticos de Taizé em paróquias e igrejas, animadas por jovens e menos jovens, com periodicidades variáveis.
Na Baixa Pombalina, o coração da cidade de Lisboa, há uma oração semanal aberta a todos os que passam por aquela parte da cidade - venham eles do trabalho ou da escola, estejam no regresso a casa ou a caminho do jantar e da saída nocturna, sejam lisboetas ou estranjeiros; todas as sextas-feiras, às 19h45 (logo depois da missa), há oração com cânticos de Taizé na Igreja de São Nicolau (Rua da Victória; metro: Baixa/Chiado; saída Baixa - R. do Crucifixo, R. da Victória). A oração tem a duração aproximada de 1h e é uma óptima forma de encerrar a semana de trabalho.
No Facebook, o grupo que anima as orações em S. Nicolau criou uma página: basta procurar "Oração com cânticos de Taizé na Igreja de São Nicolau - Lisboa", depois de a página aparecer, clicar em "Gosto", do lado direito do título e, já se sabe, visitar a página para acompanhar as novidades.
Também semanal é a oração da quarta-feira às 21h30, na Igreja de São Tomás de Aquino (metro: Laranjeiras). Esta é substituída pela oração no Convento de S. Domingos (metro: Alto dos Moinhos) na primeira quarta de cada mês, à mesma hora.
Espaços para rezar em comunidade não faltam: basta querer!
Ler sobre Taizé
Ler sobre Igreja do Convento de São Domingos
Ler sobre paróquia de São Tomás de Aquino
Sem comentários:
Enviar um comentário