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A diversidade na Igreja

"A casa do meu Pai tem muitas moradas", diz-nos Jesus no evangelho.

A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.

A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.

Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?

Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja

Porquê este blogue?

Este blogue é a partilha de uma vida de fé e é uma porta aberta para quem nela quiser entrar. É um convite para que não desistas: há homossexuais cristãos que não querem recusar nem a sua fé nem a sua sexualidade. É uma confirmação, por experiência vivida, que há um lugar para ti na Igreja. Aceita o desafio de o encontrares!

Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.

Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

À luz de Edith

Entrevista à autora da biografia de Edith Stein:
Não é o sofrimento que é canonizado, é o amor!

Morta no campo de concentração, Edith Stein tomou o nome de Teresa Benedita da Cruz quando entrou no Carmelo. Cécile Rastoin, carmelita, lançou em 2009 uma biografia desta filósofa judia, canonizada por João Paulo II - «Edith Stein, enquête sur la source», ed. CERF. Em entrevista à «Croire», a autora explica o sentido que a Irmã Benedita da Cruz dava ao sofrimento.

Porque é que Edith Stein, quando entrou no Carmelo, escolheu o nome de Benedita da Cruz?Cada carmelita escolhe o seu mistério. Se uma irmã se chama da Cruz, da Trindade, da Incarnação, isso mostra que ela se reconhece nele, que esse é o caminho que a leva ao coração de Deus. Toda a sua vida será marcada por esse mistério, que elegeu em diálogo com a superiora, e que está em relação com o que Deus escolheu para ela. Edith Stein disse que entrou no Carmelo com esse nome dentro dela. Foi esse verdadeiramente o seu mistério, pelo qual ela se aproximou de Deus. Gosto de dizer que Benedita da Cruz quer dizer “bendita da cruz”. Cristo fez da cruz uma fonte de bênção. É esse o reverso espectacular da cruz. E Edith Stein embateu muitas vezes no mistério da cruz.

Que sofrimentos é que ela passou?Em criança viveu numa família muito unida mas perdeu o pai aos dois anos. Para mais, os seus dois tios suicidaram-se e ela diz com muita franqueza que tinha tendências depressivas. Edith Stein era muito exigente, apaixonada pela verdade, e sofria com os seus limites. A sua inteligência era admirada mas ela só via as limitações! A sua fragilidade era ampliada por esta exigência. Durante a I Guerra Mundial, enquanto enfermeira da Cruz vermelha, sentia resistência a entrar nos sofrimentos do outro, ao mesmo tempo que se dava completamente. Penso que ela ressentia o sofrimento e que via nele o triunfo paradoxal: Edith era completamente solidária com o sofrimento do povo judeu.

Edith Stein entrou tardiamente no Carmelo, muito depois da sua conversão. Mas dá a impressão que teve o pressentimento do seu destino desde muito jovem.Como jovem filósofa agnóstica ela já tinha concebido um pensamento sobre a responsabilidade e a solidariedade. Ela teve, desde a adolescência, ambições absolutas para a humanidade, mas também a ambição de ser ela própria. Edith desejava sofrer com o povo judeu: desejava partilhar o seu destino. A sua tese foi sobre a empatia e ela pressentia desde logo que, diante de um sofrimento, não há discurso possível e que a única resposta é a capacidade de entrar em relação com o outro. Cristo não deu explicações sobre o sofrimento, mas tornou-o comunicável e partilhável. A Virgem e Cristo não se fecharam no seu sofrimento, mas acolheram os outros no seu coração. Vemos a fecundidade da cruz com o centurião e o ladrão: ambos se abrem ao amor. Edith gostava de contemplar Maria ao pé da cruz. Não nos é dito que Maria chora mas que recebe um filho – Cristo dá-lhe João; Edith diz que acolhe todos os seus no seu coração. É esta co-presença, esta empatia pelo outro que a toca. Ela diz que se Deus existe, ele é capacidade infinita de entrar na alegria ou no sofrimento do outro. O sofrimento fixa-nos sobre nós mesmos, corta-nos a respiração. Cristo, por seu lado, mostra-nos o sofrimento como lugar de partilha, de comunhão. Ele não nos diz que se trata de um bem escondido, que será compreendido mais tarde, mas junta-se àquele que sofre, cura, faz perguntas para saber se o outro deseja ser curado.

A cruz é portanto a passagem obrigatória para estar junto de Deus? É possível compreender hoje esse discurso?A cruz é o caminho para o céu. As pessoas têm necessidade de o compreender, dado que demasiadas vezes culpabilizam o sofrimento. Os cristãos são muito pouco audaciosos quanto ao sofrimento! É verdade que depois do Holocausto há um bloqueio no entendimento desse discurso... Mas o cristianismo rompe essa atitude, porquanto é o inocente que sofre, sem explicação. Cristo assume plenamente esse sofrimento até o inverter. Uma certa piedade diz-nos que Cristo nos salva pelo seu sofrimento, ou que é preciso oferecer o próprio sofrimento. Há aí uma parte de verdade, mas é uma diminuição da linguagem. Cristo não nos salva pelo seu sofrimento, mas pela sua vida dada até ao extremo do sofrimento.

Então, o que dizer a alguém que sofre?Oferece o coração do teu ser, que é amor, até ao sofrimento e une-o ao de Cristo. É-se consolado ao contemplar o sofrimento de Cristo: há uma partilha que se faz. A passagem obrigatória do mistério pascal é a união a Cristo, na alegria e no sofrimento. É preciso assumir o sofrimento e a alegria em união a Cristo. Não há nenhum lugar da vida onde Cristo esteja ausente. Ele abarca tudo. O sofrimento deixa de ser um fechamento sobre si para se tornar um lugar de encontro com Cristo! Não é o sofrimento que é canonizado, é o amor!

Entrevista realizada por Sophie de Villeneuve
In Croire
publicado em SNPC (trad. rm) a 09.08.13

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Porque estou aqui

Sinto-me privilegiado por ter encontrado na Igreja um lugar vazio, feito à minha medida. É certo que tê-lo encontrado (ou encontrá-lo renovadamente, pois não é dado adquirido) foi também mérito da minha sede, do meu empenho, de não baixar os braços e achar, passivamente, que não seria possível. Passo a contextualizar: a comunidade onde vou à missa é pequena e acolhedora, e podia bem não o ser. Ao mesmo tempo, sentia um desejo grande de reflexão de vida cristã e encontrei um casal (heterosexual) que tinha a mesma vontade. Começámo-nos a reunir semanalmente numa pequena comunidade de oração e reflexão que, apesar de crítica, nos tem ajudado a sermos Igreja e a nela nos revermos. Paralelamente, face ao contínuo desencanto em relação a algumas posturas e pontos de vista de uma Igreja mais institucional e hierárquica, tive a graça de encontrar um grupo de cristãos homossexuais, que se reuniam com um padre regularmente, sem terem de se esconder ou de ocultar parte de si.

Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.

Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.

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