Nascido numa pequena vila próximo a Paris, Jean Cocteau foi um dos mais talentosos artistas do século XX. Jean Cocteau (1889-1963) foi poeta, romancista, pintor, desenhador, realizador, designer, dramaturgo, actor, cenógrafo, escultor, e encenador de teatro francês. Em conjunto com outros Surrealistas da sua geração, Cocteau conseguiu conjugar com mestria os novos e velhos códigos verbais, linguagem de encenação e tecnologias do modernismo para criar um paradoxo: um avant-garde clássico.
As suas peças foram levadas aos palcos dos Grandes Teatros de Paris. A sua abordagem versátil e nada convencional e a sua enorme produtividade trouxeram-lhe fama internacional. Cocteau realizou sete filmes e colaborou enquanto argumentista, narrador em mais alguns, todos eles ricos em simbologia e imagens surreais. É considerado um dos mais importantes cineastas de todos os tempos.
Colaborou activamente com diversos movimentos artísticos, nomeadamente o conhecido grupo de compositores Groupe des Six, 6 compositores: Auric, Durey, Honegger, Milhaud, Poulenc e Tailleferre.
Homossexual, não escondeu a sua orientação sexual. Manteve estreita amizade com Jean Marais, seu actor preferido. O seu círculo de companheiros, amigos e amantes incluiu Jean Marais, Henri Bernstein, Jean Genet, Édith Piaf e Raymond Radiguet.
Ler também:
Sem comentários:
Enviar um comentário