Três meses depois das JMJ no Rio de Janeiro, recolho algumas das palavras que Francisco disse aos jovens, à Igreja, e ao mundo:
O Papa no Rio
parte 1
Não ficar dentro da Igreja: eis um dos temas que Francisco mais insistentemente referiu. Recordam-se aqui as palavras que proferiu em março, durante as reuniões que, no Vaticano, antecederam o conclave para a eleição do sucessor de Bento XVI. Realçou, então, a importância de os cristãos irem ao encontro das «periferias existenciais», onde a Igreja não está suficientemente presente.
«Não podemos ficar enclausurados na paróquia, na nossa comunidade, na nossa instituição paroquial ou na nossa instituição diocesana, quanto tantas pessoas esperam o Evangelho. (...) Não é um simples abrir a porta para que venham, para acolher, mas sair pela porta para buscar e encontrar. Encorajemos os jovens a sair. Pensemos decididamente na pastoral desde a periferia, começando pelos que estão mais longe, os que habitualmente não frequentam a paróquia. Eles são os convidados VIP.» (Homilia na missa com bispos, padres, religiosos e seminaristas)
Missionários e Pedras Vivas
Foi o tema da 28.ª Jornada Mundial da Juventude: «Ide e fazei discípulos entre todas as nações». Foi um dos apelos que os jovens terão retido melhor, tantas vezes foi repetido.
«Deus quer que sejamos missionários (...) onde Ele nos colocou. Ajudemos os jovens a darem-se conta de que serem discípulos missionários é uma consequência de serem batizados, é parte essencial do ser cristão, e que o primeiro lugar que se há de evangelizar é a própria casa, o ambiente de estudo ou de trabalho, a família e os amigos.» (Homilia na missa com bispos, padres, religiosos e seminaristas)
«Na Igreja de Jesus, nós somos as pedras vivas, e Jesus pede-nos que construamos a sua Igreja; cada um de nós é uma pedra viva, é um pedacinho da construção e, quando vem a chuva, se faltar aquele pedacinho, temos infiltrações e entra a água na casa. E não construam uma capelinha, onde cabe somente um grupinho de pessoas. Jesus pede-nos que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos! (Vigília de oração)
ler mais em SNPC
Sem comentários:
Enviar um comentário