Pesquisar neste blogue
A diversidade na Igreja
A unidade na diversidade não é sempre aparente na Igreja enquanto povo de Deus, mas é uma realidade em Deus e uma presença na fé cristã desde a sua origem. A Palavra de Deus não é partidária, elitista e exclusiva. O Reino de Deus é como uma árvore que estende os ramos para dar abrigo a todos os pássaros do céu. Cristo não morreu na cruz para salvar uma mão cheia de cristãos. Até o Deus Uno encerra em si o mistério de uma Trindade.
A Palavra de Deus é inequívoca e só pode levar à desinstalação, à abertura ao outro, e a recebê-lo e amá-lo enquanto irmão ou irmã. Ninguém fica de fora, nem mesmo - se tivessemos - os inimigos.
Muitos cristãos crêem nesta Igreja, nesta casa do Pai, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo. Mas como esquecer que muitos se sentem "de fora" por se verem rejeitados, amputados e anulados, e afastam-se por ninguém lhes ter mostrado que há um lugar para cada um, com a totalidade do seu ser?
Um blogue para cristãos homossexuais que não desistiram de ser Igreja
Porquê este blogue?
Este blogue também é teu, e de quem conheças que possa viver na carne sentimentos contraditórios de questões ligadas à fé e à orientação sexual. És benvindo se, mesmo não sendo o teu caso, conheces alguém que viva esta situação ou és um cristão que deseja uma Igreja mais acolhedora onde caiba a reflexão sobre esta e outras realidades.
Partilha, pergunta, propõe: este blogue existe para dar voz a quem normalmente está invisível ou mudo na Igreja, para quem se sente só, diferente e excluído. Este blogue não pretende mudar as mentalidades e as tradições com grande aparato, mas já não seria pouco se pudesse revelar um pouco do insondável Amor de Deus ou se ajudasse alguém a reconciliar-se consigo em Deus.
Documentos em destaque no blogue
- Eles são católicos, homossexuais e praticam: testemunhos na Pública
- Viver como cristãos a condição homossexual
- Carta sobre o atendimento pastoral das pessoas homossexuais
- O Caminho das pedras: artigo do Expresso sobre hom...
- Deus bem-me-quer
- "Eu posso crer no amanhã" Discurso em Ética da Reciprocidade: Líderes Religiosos LGBTI em diálogo na ONU | "We can face tomorrow" Speech on Ethics of Reciprocity: UN Dialogue of LGBTI Religious Leaders
- Carta ao Sínodo da Organização Mundial das Associações Homossexuais Católicas
- Rumos da discussão eclesial sobre a questão gay, p...
- Considerações sobre os projectos de Reconhecimento Legal das Uniões entre pessoas homossexuais: um documento de 2003 (Congregação para a Doutrina da Fé, Vaticano)
- Entrevista Exclusiva do Papa Francisco às revistas dos Jesuítas por P. Antonio Spadaro S.J.
- Um estudo da realidade da Homossexualidade em Portugal
- Glossário LGBTI de A a Z
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Estamos atentos aos outros?
Será que a Igreja reconhece Jesus Cristo?
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Do Ask, Do Tell
ver ainda:
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/dadt-ate-quando.html
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/ataque-militares-homofobicos.html
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/lady-gaga-defendeu-o-fim-de-dontask.html
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/eua-proibicao-de-gays-e-lesbicas.html
Uma árvore numa capela
domingo, 26 de setembro de 2010
Último dia do festival de cinema
Tudo o que vi neste último dia de festival foi de muita qualidade, passo a referir:
Os filme El Cónsul de Sodoma, de Sidfrid Monléon (Espanha, 2009) e Plan B, de Marco Berger (Argentina, 2009). Realço este último pelo tema explorado ao longo do filme: a procura da identidade e a descoberta paciente de um amor construído com base na amizade. A fotografia é belíssima, assim como a interpretação (bem atribuído o prémio de melhor actor a Lucas Ferraro) e a credibilidade da narrativa, porque descobrir quem se é e como se ama é uma construção morosa, irregular, dolorosa e pouco evidente... e assim é na vida. Um filme que respira.
Os dois documentários excelentes (para mim os melhores do festival):
Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez (Brasil, 2009) sobre um grupo de artistas, performers, dançarinos, actores e cantores que revolucionaram o panorama artístico brasileiro e a própria vivência da sexualidade nesse país. São de facto artistas de uma qualidade excepcional e vanguardista, à frente do seu tempo e apagados pela ditadura militar. O trabalho de pesquisa foi notável e é um documentário maravilhoso que me marcou profundamente.
I shot my love de Tomer Heymann (Israel e Alemanha, 2010), um pungente retrato das relações afectivas do realizador. Ele conduz-nos através dos seus olhos (câmara) e dá-nos a conhecer as pessoas que mais ama (o seu namorado, a sua mãe), e simultaneamente o próprio realizador é-nos revelado, assim como mensagens essenciais e universais tão importantes quanto o sentido de uma relação a dois, o acompanhamento familiar, a amizade, a cumplicidade, a coragem, o perdão... E a trama tece-se em contextos delicados de passado e presente, fossos culturais e humanos. Soberbo e marcante.
mais sobre os prémios
http://dezanove.pt/2010/09/25/q-os-vencedores-do-queer-lisboa-14-4632
mais opiniões sobre o festival
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/balanco-intermedio-do-festival-de.html
mais sobre I shot my love
http://www.ishotmylove.com/
sábado, 25 de setembro de 2010
Balanço intermédio do festival de cinema gay e lésbico de Lisboa
Perfect Day |
Mas gostaria de realçar alguns dos filmes que mais gostei:
Longas metragens:
BoY, de Auraeus Solito (Filipinas, 2009)
Tú Eliges, de Antonia San Juan (Espanha, 2009) - sem dúvida o melhor filme que vi no festival
Documentários:
Daniel Schmid - Le chat qui pense, de Pascal Hofmann e Benny Jaberg (Suíça, 2010)
Curtas:
Caníbales, de Juanma Carrillo (Espanha, 2009)
Amateur, de Daniel Treviño (EUA, 2009)
In their room, de Travis Mathews (EUA, 2009)
Matthew, de Menelaou e Rueberg (EUA, 2009)
e realço as seguintes enquanto objectos artísticos muito interessantes e irreverentes:
If shoe fits e Believe it, de Chris Scherer (Austrália, 2008 e 2009)
Burning Palace, de Mara Mattuschka e Chris Haring (Áustria, 2009)
Não posso deixar de louvar o documentário português, principalmente pelo simples facto de ter sido feito e pelo tema abordado. E agradecer à nossa equipa de Rugby gayfriendly (Dark Hourses) por existirem e por fazerem um extraordinário trabalho. Contudo não apreciei todos os tiques de realização. Achei inoportunas as citações e a interrupção que estas causam no todo da obra (desculpa Luís, mas parece-me que revelaste demasiado o teu universo) e lamento - já que a equipa tenta combater lugares comuns e estereotipos - que alguns estereotipos tenham passado pelo écran, nomeadamente a aparência de todos os jogadores serem ricos e terem casas fantásticas. Mas aqui fica a referência, pois vale a pena ver.
Boys Just Wanna Have Fun, de Luís Hipólito e Margarida Moura (Portugal, 2010)
E amanhã há mais. Não faltam filmes e documentários para ver no último dia do Queer 14
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/queer-lisboa-14.html
Ao som do Órgão
Ajudar é preciso: voluntariado no "Desporto contra a Pobreza"
A Amnistia Internacional faz parte desta iniciativa e além de dinamizar actividades próprias, estamos a apoiar outros parceiros a angariarem voluntários para as iniciativas.
Neste sentido são necessários voluntários para a iniciativa "Desporto contra a Pobreza e Exclusão Social - 12 modalidades desportivas e actividades culturais" da Fundação Aragão Pinto a decorrer em Lisboa.
Onde é?
Casa Pia de Lisboa CED Jacob Rodrigues Pereira
Rua D. Francisco de Almeida, 1
1440-117 Lisboa
O que é preciso?
6 pessoas - recepção das entidades; Confirmação das entradas/inscrições;
10 pessoas - 1 em cada estação a auxiliar o responsável da modalidade caso seja necessário.
10 pessoas - 1 em cada grupo de crianças a auxiliar o responsável pelo grupo no percurso entre estação, e durante o decorrer da actividade
8 pessoas - Distribuição do pequeno almoço e almoço; Distribuição de comida e bebida ao longo do Evento
Como inscrever-se?
Enviar um e-mail para l.marques@amnistia-internacional.pt
(Luisa Marques, Directora de Campanhas e Estruturas, Amnistia Internacional Portugal)
O pós:
O dia termina em festa na Lx Factory com um concerto a partir das 21h00, para o qual estão todos convidados desde já.
Saber mais:
http://24hcombatepobreza.blogspot.com
www.amnistia-internacional.pt
Directamente do século XIX
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Música e Vídeo
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
O fenómeno transgender
Na sua forma típica – palavra que me parece menos má do que normal – cada sexo sentia-se identificado com o seu corpo (identidade de género), exibia um comportamento social de acordo como o que cada sociedade, em cada momento, prescreve para cada sexo (papel de género) e orientava-se – em termos de atracção erótica – para o outro sexo (orientação sexual). Em termos simples: homem heterossexual com uma identidade e papel de género masculino e mulher heterossexual com uma identidade e papel de género feminino. Este seria o melhor dos mundos- o admirável mundo velho!
Só que, um número significativo de pessoas, não se consegue encaixar nesta polaridade tão redutora e apresenta vivências ou comportamentos típicos do outro sexo, numa ou mais das suas características. Na terminologia médico-psicológica estas pessoas apresentam transposições de género, situações consideradas de carácter patológico e, portanto, enquadradas nas respectivas classificações clínicas, enquanto no léxico delas próprias se designam por transgender, não se consideram como doentes, mas como tendo um estilo de vida alternativo (...). De acordo com a tipicidade dos elementos definidores do sexo, descreveram-se à partida três grandes transposições do género: a homossexualidade – identidade e papel de género típicos, com orientação sexual atípica; travestismo – identidade de género e orientação sexual típicas e papel de género atípico; transexualismo – identidade, papel e orientação sexual atípicos.
Temos assim, três grandes categorias, aparentemente bem definidas... contudo, a diversidade do comportamento sexual não se esgota em categorias tão rígidas. A orientação sexual é muito mais complexa que a simples polarização heterossexual/homossexual. Ela é um contínuo entre dois extremos – o heterossexual e o homossexual exclusivos. Entre estes pólos, encontra-se uma imensa variedade de comportamentos em que, em maior ou menor grau, se encontram pessoas com vivencias de dupla atracção, cuja frequência e predominância apresenta importantes nuances ao longo da vida. Assim, ao nível da orientação sexual, construiu-se uma nova categoria – bissexualidade –que em si só também não dá para compreender a pessoa, que de facto é susceptível a fenómenos de dupla atracção. Por outro lado, com o passar do tempo, foi-se constatando que não havia critérios científicos para considerar o comportamento homossexual como patológico, pelo que, desde há mais de trinta anos, a homossexualidade foi retirada das grandes classificações internacionais de doença (...). O transexualismo mantém-se como a categoria mais estável. Cientificamente, define-se como todo o indivíduo que deseja viver e ser aceite como membro do outro sexo, sentindo-se altamente desconfortável com o seu sexo anatómico e procurando, afincadamente, tratamentos hormonais, cosméticos e cirurgicos que tornem o seu corpo o mais congruente possível com a sua vivência psicológica. Uma alma de mulher aprisionada num corpo de homem – transexual masculino, ou uma alma de homem aprisionada num corpo de mulher – transexual feminino, constitui ainda a definição mais compreensiva destas pessoas.
Neste contexto classificativo, onde se enquadram os indivíduos do sexo masculino que se vestem de mulheres e se comportam como tal de uma forma permanente, que tomam hormonas femininas, que utilizam silicone para tornar as suas formas mais femininas mas que não se submetem a cirurgias que modifiquem os seus orgãos genitais? A resposta, é que pura e simplesmente, não se enquadram nas classificações existentes! Daí que, o nome mais adequado para eles, seja o que as comunidades gay e transgender utilizam – as drag queens. Como se vê, não são nem travestis, nem transsexuais. A imagem que melhor os caracteriza será o de uma “mulher com pénis” (...).
Como se vê, a diversidade humana a nível de género é tão vasta como a qualquer outro nível. No aspecto científico, classificar as variações de género em categorias rígidas, não só não resolve o problema da compreensão do fenómeno transgender – que abrange todas as identidades sexuais que culturalmente transgridem os chamados papéis masculinos e femininos – como se pode revestir de alguns perigos. A construção, nestas situações, de categorias clínicas bem delimitadas, pode obrigar técnicos de saúde e leigos a fazer com que as pessoas se encaixem, forçadamente, nelas, correndo o risco de se adoptarem procedimentos radicais – nomeadamente cirurgicos – que, no futuro, se revelem insatisfatórios para as pessoas a que foram aplicados.
A título de ilustração, gostaria de terminar este artigo, com uma citação de um site da internet – FTM (female-to-male)International: 'nós situamo-nos em vários pontos do continuum transgender-transexualism. Muitos de nós, fizemos a transição através de auto-exploração com colegas ou conselheiros. Muitos tentaram a transição física tomando hormonas para produzir caracteres sexuais secundários, como voz grave e barba, ou submeteram-se a cirurgias – tais como mastectomia bilateral, para criar um torso masculino e faloplastia, para construir genitais masculinos. Outros, embora partilhando uma identidade de género masculino, decidiram que as hormonas/cirurgias não seriam necessárias para demonstrarem a sua masculinidade. Outros, ainda, expressam a sua identidade masculina, exclusivamente, através da forma como se vestem e se comportam socialmente...'"
In Paixão, amor e sexo de Francisco Allen Gomes (páginas 127-132), Publicações Dom Quixote
Timor: proposta para envio de livros
Tipo de livros:
Um dia, "paneleiro" será sinónimo de "pioneiro"!
ver ainda:
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/o-homossexual-de-hoje-nasceu-do.html
http://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/grandeza-do-cristianismo.htmlhttp://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/o-casamento-sempre-foi-gay-e-nunca.htmlhttp://moradasdedeus.blogspot.com/2010/09/o-santo-vai-nu.html
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Não há pronto-a-vestir Gay
Direitos dos homossexuais na Arábia Saudita
Diplomata saudita pede asilo nos EUA por ser gay
Activista russo detido e ameaçado pelas autoridades
http://portugalgay.pt/news/160910D/russia:_activista_lgbt_detido_e_ameacado_pelas_autoridades
DADT até quando?
A medida já foi aprovada pela House of Representatives, mas ainda tem de ser votada pelo Senado.
O voto de hoje foi motivado pelo pedido de Obstrução Parlamentar feito por John McCain, no entanto para ultrapassar a situação seriam necessários 60 votos, mas apenas 56 Senadores manifestaram vontade de continuar com o debate (43 manifestaram-se contra).
http://portugalgay.pt/news/210910D/eua:_dont_ask_dont_tell_vai_continuar..._por_enquanto
Algumas más notícias
Ataque a militares homofóbicos
"Todos têm o direito de viver plenamente a sua existência", diz o bispo italiano
Um bispo italiano encontrou-se com os gays da diocese
- Apareceu em Cremona um grupo diocesano para a pastoral com as pessoas homossexuais
- Foi publicado pela diocese de Turim de um pequeno livro intitulado "Fé e homossexualidade"
- Aconteceu o I Fórum Italiano dos Cristãos Homossexuais
- Em muitas igrejas cristãs organizaram-se de vigílias de oração por ocasião da IV Jornada Mundial contra a Homofobia
E mesmo que nem todas as dioceses tenham a mesma abordagem pastoral acerca do tema da homossexualidade – basta lembrar as palavras de alguns bispos eméritos ou, mais recentemente, a interdição do vicariato de Roma aos párocos da cidade de hospedar as iniciativas do grupo "Nuova Proposta" –, a linha do diálogo parece ter conseguido o seu espaço.
Assim, foi possível que o grupo de cristãos homossexuais de Parma Arco [1] recebesse a visita do bispo da cidade, D. Enrico Solmi. Uma visita importante se considerarmos que, na Assembleia Geral da Conferência dos Bispos da Itália (CEI) do dia 26 de Março, D. Solmi foi eleito o responsável pela Comissão Episcopal para a Família e Vida.
É provável que, justamente na sequência do seu novo cargo, Solmi tenha pretendido dar ressonância à sua visita ao grupo Arco, para assinalar uma vontade de abertura, não só por parte da Cúria de Parma, mas da própria Conferência Episcopal. Caso contrário não se explicaria o facto do jornal diocesano Vita Nuova, no passado dia 2 de Julho, ter dedicado uma página inteira a este encontro, comentando o seu êxito.
Portanto, continua a publicação, se o encontro entre um bispo e um grupo gay provocasse "perplexidade nalgum leitor", bastaria citar "o texto do magistério da Congregação para a Doutrina da Fé, emitido em 1986, com o título 'O cuidado pastoral das pessoas homossexuais'", em que se afirma que a Igreja "rejeita considerar a pessoa puramente como um 'heterossexual' ou um 'homossexual' e destaca que todos têm a mesma identidade pessoal: ser criatura e, por graça, filho de Deus, herdeiro da vida eterna".
E é muito positivo, afirma o Vita Nuova, “que, com a sua visita, o bispo Enrico tenha reforçado isso para a nossa diocese. É um encorajamento para quem vive essa condição existencial e um alerta à comunidade, para que exerça o acolhimento fraterno às pessoas homossexuais. O novo cargo confiado pela CEI talvez o leve a interessar-se mais directamente sobre essa questão a nível nacional".
Recentemente, D. Solmi tinha manifestado uma certa abertura em relação ao mundo gay. Num encontro em Fevereiro de 2009 com os estudantes de um instituto superior, entre os numerosos temas "sensíveis" que aceitou abordar (castidade, contracepção, casamento, política), o bispo também tocou na questão da homossexualidade."Não acho que se deva afirmar", disse naquela ocasião, "que o projecto de Deus é ter homossexuais, mas digo que aquela pessoa é uma grande riqueza, que ama e tem certamente uma boa relação com Deus. Todos têm o direito de viver plenamente a sua existência, com o próprio conceito de amor e na aceitação dos ideais alheios".
[1] desde 1998 reúne crentes e não crentes e conta com a presença de duas missionárias xaverianas a animar a oração. O grupo tem auto-gestão no resto do funcionamento e na escolha dos textos bíblicos.
http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=34704
O Homossexual emancipado nasceu do Cristianismo
In O casamento sempre foi gay e nunca triste, de José António Almeida
Ver também:
Lady Gaga defendeu o fim de "Dont'Ask Don't Tell"
Um vídeo sobre esta questão com cerca de oito minutos foi postado no canal YouTube da Lady Gaga.
Para ver mais:
Os Salmos: oração e escola de oração
dia 22 de Outubro 2010 às 21h30
no Salão da Paróquia de Santa Isabel - Lisboa
[entrada livre]
Encontro entre religiões através da meditação
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
1000 visitas no contador e os 1001 filmes nas noites de Lisboa
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
A saída do armário de Mitcham
Reagindo a este facto, Mitcham diz: “Eu não me tornei numa pessoa diferente. Eu não era straight antes. Por isso nada mudou na realidade… Eu assumi-me há muitos anos. O que aconteceu recentemente foi eu estar a dar uma entrevista au Herald e surgir a pergunta ‘Com quem vives?’ ao que eu respondi simplesmente: ‘com o meu companheiro Lachlan’. E a jornalista ficou toda excitada porque achou que isso era extraordinário!”
Mitcham disserta sobre o Primeiro ministro Kevin Rudd: "Durante a campanha eleitoral ele tentou sempre mostrar-se jovem e porreiro, mas as suas opiniões acerca do casamento homossexual revelaram-no bastante antiquado".
E fala de quem critica os gays por falarem da sua sexualidade: “Os heterossexuais andam sempre a falar da sua sexualidade. Falam do sexo oposto, das suas mulheres, dos seus maridos, do seu casamento. Isso são discursos heterossexuais e eles andam sempre a falar disso.
http://www.towleroad.com/2008/07/australias-gay.html
Do outro lado do mundo os direitos dos homossexuais estão a mudar
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Igreja Católica distingue filmes da Bienal de Veneza
A professora de cinema Inês Gil marcou a estreia de Portugal no júri Signis do Festival de Veneza, uma das mais importantes mostras internacionais da 7.ª arte, que decorreu entre 1 e 11 de Setembro.
A delegação da Signis (Associação Católica Mundial para a Comunicação), composta por sete jurados da Europa, Ásia e América Latina, atribuiu o prémio principal ao filme “Meek’s cutoff” (“O atalho de Meek”), da realizadora norte-americana Kelly Reichardt.
A Signis decidiu igualmente distinguir com uma menção honrosa o filme “Silent souls” (“Almas silenciosas”), do russo Alexei Fedorchenko, que também ganhou o prémio de melhor fotografia.
Em entrevista à Agência Ecclesia e ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, Inês Gil falou sobre as implicações religiosas dos filmes premiados e da relação entre a Igreja e o cinema.
Falando do filme a que o júri Signis atribuiu o prémio principal, “Meek’s cutoff” Inês Gil fala dos temas da confiança e desconfiança, de "uma grande dificuldade de comunicação que surge quando deixa de haver referências e quando se trata de uma questão de sobrevivência", da imigração, do papel das mulheres e da busca de um futuro melhor. "Por outro lado, os personagens fazem uma viagem à procura de água, que é o símbolo da vida e da espiritualidade. Esse itinerário transfere-se para uma procura do transcendente, ligada ao imanente, que é a sobrevivência. É uma busca da confiança e da fé".
Um filme anti-Western, povoado de anti-heróis.
Já sobre “Silent souls”, um filme espiritual e poético, Inês Gil nota que Alexei Fedorchenko "fala de imagens através de imagens", com simbolismo à mistura. Um trabalho que exibe questões culturais e rituais e erotismo. Um tema que a professora considera interessante por estar muito ligado à espiritualidade. "Trata-se de uma questão que ainda não é suscitada com frequência, dado que, durante muitos anos, os dois conceitos opuseram-se, em vez de se interligarem. E nesse filme há uma reconciliação". Também é sobre o amor que pode ultrapassar a morte, a (in)capacidade de expressar este mesmo amor.
Questionada sobre a possibilidade de um festival de cinema religioso, Inês Gil diz que não será para já e que "se é para mostrar filmes comerciais, como a “Paixão de Cristo”, de Mel Gibson" não considera muito interessante. Acredita mais "na ideia de exibir e discutir obras que não sejam explicitamente religiosas".
para ler a entrevista completa
http://www.snpcultura.org/pcm_igreja_premiou_filmes_festival_veneza.html
É já amanhã
Música Barroca no Património Mundial
- 16 de Setembro, 21h00 - Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
- 17 de Setembro, 21h00 - Mosteiro de Alcobaça
- 18 de Setembro, 21h00 - Convento de Cristo, Tomar
- 19 de Setembro, 16h00 - Mosteiro da Batalha
http://www.casadamusica.com/
Voluntariado com crianças na região de Lisboa
Ajudar com livros
Ser solidário com os Objectivos do Terceiro Milénio
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Aumento de casos de sida entre jovens casais homossexuais em Portugal: um quinto do total de infecções, o dobro dos números relativos a 2005
Estudo francês reforça receios sobre os comportamentos de risco entre homens que têm sexo com outros homens.
1/4 das pessoas infectadas não estão diagnosticadas
Consultas ao blogue
O TABU da questão homossexual na Igreja
Porque estou aqui
Sei que muitos cristãos homossexuais nunca pensaram sequer na eventualidade de existirem grupos cristãos em que se pudessem apresentar inteiros, quanto mais pensarem poder tomar parte e pôr em comum fé, questões, procuras, afectos e vidas.
Por tudo isto me sinto grato a Deus e me sinto responsável para tentar chegar a quem não teve, até agora, uma experiência tão feliz como a minha.
Este blogue também é teu
Envia o link do blogue a quem achas que poderá gostar e/ou precisar.
Se não te revês neste blogue, se estás em desacordo com tudo o que nele encontras, não és obrigado a lê-lo e eu não sou obrigado a publicar os teus comentários. Haverá certamente muitos outros sítios onde poderás fazê-lo.
Queres falar?
rioazur@gmail.com
ou para
laioecrisipo@gmail.com (psicologia)
Nota: por vezes pode demorar algum tempo a responder ao teu mail: peço-te compreensão e paciência. A resposta chegará.
Os textos e as imagens
As imagens que ilustram as mensagens são retiradas da Internet. Quando se conhece a sua autoria, esta é referida. Quando não se conhece não aparece nenhuma referência. Caso detectem alguma fotografia não identificada e conheçam a sua autoria, pedimos que nos informem da mesma.
As imagens são ilustrativas e não são sempre directamente associáveis ao conteúdo da mensagem. É uma escolha pessoal do autor do blogue. Há um critério de estética e de temática ligado ao teor do blogue. Espero, por isso, que nenhum leitor se sinta ofendido com as associações livres entre imagem e conteúdo.
Contribuidores
Amigos do blogue
Arquivo do blogue
-
▼
2010
(369)
-
▼
setembro
(72)
- Estamos atentos aos outros?
- Será que a Igreja reconhece Jesus Cristo?
- Do Ask, Do Tell
- Uma árvore numa capela
- Último dia do festival de cinema
- Balanço intermédio do festival de cinema gay e lés...
- Ao som do Órgão
- Ajudar é preciso: voluntariado no "Desporto contra...
- Directamente do século XIX
- Música e Vídeo
- O fenómeno transgender
- Timor: proposta para envio de livros
- Um dia, "paneleiro" será sinónimo de "pioneiro"!
- Não há pronto-a-vestir Gay
- Direitos dos homossexuais na Arábia Saudita
- Diplomata saudita pede asilo nos EUA por ser gay
- Activista russo detido e ameaçado pelas autoridades
- DADT até quando?
- Algumas más notícias
- Ataque a militares homofóbicos
- "Todos têm o direito de viver plenamente a sua exi...
- O Homossexual emancipado nasceu do Cristianismo
- Lady Gaga defendeu o fim de "Dont'Ask Don't Tell"
- Os Salmos: oração e escola de oração
- Encontro entre religiões através da meditação
- 1000 visitas no contador e os 1001 filmes nas noit...
- A saída do armário de Mitcham
- Um atleta gay nos JO
- Do outro lado do mundo os direitos dos homossexuai...
- Igreja Católica distingue filmes da Bienal de Veneza
- É já amanhã
- Música Barroca no Património Mundial
- Voluntariado com crianças na região de Lisboa
- Ajudar com livros
- Ser solidário com os Objectivos do Terceiro Milénio
- Aumento de casos de sida entre jovens casais homos...
- 1/4 das pessoas infectadas não estão diagnosticadas
- Consultas ao blogue
- O TABU da questão homossexual na Igreja
- Deus criou os homossexuais
- EUA: "a proibição de gays e lésbicas servirem aber...
- 11 de Setembro
- Queer Lisboa 14
- A Igreja deve procurar a verdade com a humanidade ...
- "Não pensava que o bispo de Córdoba estivesse disp...
- Sacerdote argentino favorável às uniões homossexua...
- A hierarquia quer meter-se na cama das pessoas: as...
- Queremos a possibilidade de uma Igreja mais frater...
- Jesus colocou sempre a Lei ao serviço dos últimos
- Por Igrejas e Miradouros – Do Castelo até à Graça
- Museu judaico dedica exposição à imagem do Crucifi...
- Religião e (in)felicidade
- A grandeza do Cristianismo
- Os bispos sentem falta do tempo em que falavam e t...
- A 100ª mensagem e outros números
- A Argentina: o primeiro país da América Latina a a...
- Não basta o necessário para sobreviver
- Será que os transexuais vão ter a vida menos compl...
- Deus criou o prazer
- Águas agitadas
- O casamento sempre foi gay e nunca triste
- O Santo vai nu
- Acerca do prazer
- Os números do preconceito
- Reposição dos melhores filmes do ano
- Judeus ortodoxos divulgam declaração em apoio aos ...
- Realmente, o que conhecem as pessoas sobre os homo...
- Realismo Responsável
- Os Emmys deixaram de lado o preconceito
- Fidel Castro assume culpas na perseguição de homos...
- No México: depois do casamento a adopção
- As notícias do Verão
-
▼
setembro
(72)
Outras moradas
- Changing Attitude: Internacional; Anglicana
- Changing Attitude: Reino Unido; Anglicana
- Communauté du Christ Libérateur (CCL): Bélgica; Protestante
- Courage: Reino Unido; Evangélica
- Cristianos Gays: Espanha
- David & Jonathan: França; Ecuménica
- Dignity USA: EUA; Católica
- Diversidade Católica: Brasil
- Gay Católico: Brasil
- Gays Catolicos: Brasil
- Global Network of Rainbow Catholics
- Jesus in Love
- La Fonte: Itália
- Muro Pequeno
- New Ways Ministry
- Retorno (G - A - Y): Brasil
- Riacho: Portugal
- Rumos Novos: Portugal
- World Organization of Homossexual Catholics
Moradas do espírito
- Agência Ecclesia: informação
- Aquele que habita os céus sorri
- Catholics for Choice
- Centro de Reflexão Cristã
- Comunidade de Taizé
- CUPAV
- Essejota: juventude
- Evangelho quotidiano: palavra
- Fundação Betânia
- Fundação Evangelização e Culturas
- Igreja do Convento de São Domingos
- JuFra: Juventude Franciscana
- Juventude Hospitaleira
- Juventude Operária Católica
- Juventude: Patriarcado de Lisboa
- Lugar Sagrado
- Metanoia
- Monjas Dominicanas do Lumiar
- Nós Somos Igreja
- Patriarcado de Lisboa
- Pax Christi
- Pray-as-you-go|Passo-a-rezar
- Religion on line: Cultura Notícias Religião
- Religion Today Festival Cinema
- Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura
- Toques de Deus: blogue
- Trento na Língua: blogue ecuménico
Moradas LGBT
- 19: notícias e cultura
- adolescente gay
- advocate: notícias
- AMPLOS: associação de mães e pais pela liberdade de orientação sexual
- as aventuras de mark
- direitos fundamentais LGBT
- film festival world
- gay load: filmes
- gay rights
- gay1: notícias
- homofobia já era: blogue brasileiro
- homomento: notícias
- ILGA
- leslie lohman: museum of gay and lesbian art
- LGBTQ Nation
- mas tu és tudo e tivesse eu casa passarias à minha porta
- não te prives
- portugal gay: notícias
- rede ex aequo
- um deus caído do olimpo
- uma outra face
Moradas do mundo
Moradas adultas
Mensagens mais visitadas nesta semana
-
Sexta-feira Santa Apesar de, no plano racional, me considerar ex-católico e profundamente céptico em relação a todas as religiões, a sex...
-
Perdoa-nos, pois não sabemos o que fazemos Estas semanas as imagens do rasto de morte e devastação do ciclone Idai em África deixam-nos...
-
Os jovens amantes dos deuses e dos heróis mitológicos parte V Os Amores de Apolo Apolo tornou-se o deus mais popular de toda a Gréci...
-
Quaresma: Regressar de todo o coração ao coração de Deus "A Palavra de Deus, no início do caminho quaresmal, dirige à Igreja e a ca...
-
PRECE Meu Deus, aqui me tens aflito e retirado, Como quem deixa à porta o saco para o pão. Enche-o do que quiseres. Estou firme e pre...
-
José Frazão Correia fala da Igreja, do Papa, dos Jesuítas... Em entrevista, o líder dos jesuítas em Portugal, José Frazão Correia, lemb...
-
Pensar como Cristo "Jesus diz que a vinda do Filho do homem será «como foi nos dias de Noé». Mas que dias foram os de Noé? Eis a re...
-
O fotógrafo Konrad Helbig (1917-1986), depois da II Guerra Mundial (onde foi feito prisioneiro na antiga URSS) começa a estudar em particula...
-
Em Janeiro foi noticiado o artigo homofóbico publicado pela Revista da Ordem dos Médicos (lê-lo inteiro aqui ). Parece que este gerou respos...
-
Novo livro de Jean Vanier É depois de amanhã, dia 27 de Março às 21h na Capela do Rato, o lançamento do livro de Jean Vanier "Verd...