Pela primeira vez, sondagem extensa revela mais apoio do que se oposição à igualdade no casamento nos Estados Unidos da América
O General Social Survey de 2010 revela que há mais pessoas nos EUA a favor da igualdade no casamento do que pessoas contra. É a primeira vez que tal acontece neste estudo altamente conceituado entre sociólogos e não só.
O General Social Survey (GSS) é uma pesquisa bienal realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião da Universidade de Chicago. É destinado a recolher dados sobre as opiniões e crenças de pessoas relativos a uma ampla variedade de fatores demográficos e antecedentes e tornou-se um recurso muito citado por sociólogos desde sua criação em 1972.
A pergunta foi incluída nos inquéritos há 22 anos atrás, quando mais de três quartos dos inquiridos se opunham ao casamento para gays e lésbicas e apenas 12,4 por cento o apoiavam.
Em 2004 os números foram evoluindo com 55.8% contra, 29,6% a favor, e em 2008 a margem já era bem mais pequena: 47,6% contra e 39,7% a favor.
Vale recordar que em 2008 foram levados às urnas diversas alterações legislativas de forma a proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em diversos estados do país. Actualmente a batalha continua nos tribunais.
Mais informações sobre o General Social Survey em www.norc.uchicago.edu/GSS+Website/.
In Portugalgay
Sem comentários:
Enviar um comentário