Igreja Católica na Alemanha sugere 5.000 euros de indemnização a vítimas de abuso sexual
A Igreja Católica alemã anunciou que pretende atribuir indemnizações de até 5.000 € a vítimas de abuso sexual, um valor classificado de "vergonhoso" e "mesquinho", pela associação de vítimas.
A Igreja oferece "compensação financeira de até 5.000 euros por vítima", disse em comunicado a Conferência Episcopal alemã. As vítimas podem pedir por escrito a sua compensação já a partir de 10 de Março. Segundo a Igreja as dioceses e ordens religiosas envolvidas nos casos de violência sexual já pagaram custos elevados de terapia para as vítimas, mas não põe de parte a possibilidade de indemnizações superiores em "casos particularmente graves".
Um fundo de 500.000 euros foi disponibilizado para financiar ações de prevenção de futuros abusos quer dentro de instituições religiosas como fora das mesmas.
As associação "Eckiger Tisch" pediu 80.000 euros por vítima e classificou a proposta da Igreja Católica de "vergonha" e "mesquinha". Mesmo representantes do partido de Angela Merkel vieram a público defender valores no mínimo de 25.000 euros.
A Alemanha descobriu nos últimos anos diversos escândalos sexuais em escolas católicas do país incluindo colégios de referência da elite nacional. Um número reduzido de casos também foram indicados posteriormente em instituições não católicas.
In Portugalgay
Sem comentários:
Enviar um comentário